Você usa os emojis certos ou passa vergonha ao se comunicar?

2015-04-10_190211

 

Veja o dicionário para entender os 25 principais símbolos das conversas online

A forma como as pessoas se comunicam passou por uma grande transformação nos últimos 20 anos devido aos avanços tecnológicos, mas nem sempre é possível estar em dia com as mudanças. Por exemplo, enquanto para algumas pessoas a caveira (💀) simboliza a morte, para os adolescentes o emoji significa morrer de rir.

Dos mais de três mil emojis que existem, e que passaram a fazer parte do dia a dia das conversas online, os 10 mais usados ​​mundialmente são: 😂 ❤️ 🤣 👍 😭 🙏 😘 🥰 😍 😊, segundo o Unicode Consortium. Mas nem sempre eles representam a mesma coisa.

 

Abaixo, confira como interpretou que os usuários de serviços de mensagens instantâneas e redes sociais dão a os 25 emojis mais populares:

😂

92% da população online usa emojis, de acordo com o Unicode. Esse é o mais usado no mundo: aparece em 5% de todas as mensagens que contêm os símbolos. Sua popularidade é tamanha que em 2015 foi a palavra do ano para o Oxford Dictionary. Alejandro Rodríguez Velayos, de 16 anos, usa quando algo é muito engraçado. Mas para alguns jovens, o emoji é considerado vergonhoso.

Cristina Vela Delfa, especialista em Linguística, professora do Departamento de Língua Espanhola da Universidade de Valladolid e coautora do livro Los emojis na interação digital escrita, usa-o para fazer piadas.

🤣

Outra é o 🤣, que costuma transmitir uma risada histérica mais intensa que 😂 e vem da sigla ROFL (“Rolling On the Floor Laughing”, em inglês; ou “rolando no chão rindo”, em português).

💀

Morto de rir. É assim que muitos jovens usam o emoji de caveira nas redes sociais. “Vem do fato de que o emoji rindo nos dá vergonha e nosso humor é morrer”, explicou Cecilia Sacristán Hidalgo, de 19 anos. Mas se Eduardo Hermoso Díaz, de 83 anos, recebesse esse emoji, pensandoia que significavam “algo relacionado à morte”.

 

❤️

O único emoji que chega perto de 😂 em termos de popularidade é este coração vermelho. Apareceu em 8 de cada mil tweets em 2020. Embora os emojis de coração sejam populares o ano todo, seu uso aumenta especialmente em fevereiro, coincidindo com o Dia dos Namorados em outros países. Ana Isabel Velayos Jiménez, 54 anos, mãe de Alejandro, usa este emoji após uma conversa com alguém de quem gosta: “É como dizer eu te amo”. Também é usado para expressar gratidão e preço e costuma ser usado com palavras como obrigado, aniversário, feliz ou bom, de acordo com o site da Emojipedia.

💜

Corações de cores diferentes costumam ser usadas juntas. Às vezes eles aprenderam significado, mas podem ter outras conotações. O roxo é um dos favoritos dos fãs do grupo coreano BTS, por exemplo. Também é comum vê-lo em tweets e mensagens relacionadas ao feminismo. Patricia Ruiz Guevara, de 31 anos, costuma usá-lo quando fala “sobre algo relacionado à sororidade ou em uma conversa íntima com um amigo”.

💚

Enquanto na Espanha alguns seguidores do partido Vox usam o coração verde para elogiá-lo, no Twitter ele costuma ser usado para se referir ao grupo de K-pop NCT.

 

💛

O coração amarelo costuma ser usado junto com o girassol (🌻) e tem como objetivo alegrar um tweet ou mensagem. “Um amigo leu que era a cor da amizade e entre nós usamos esse coração”, diz Ruiz.

💙

O azul é o coração corporativo porque “as marcas adoram usá-lo”. Isso é indicado pela Emojipedia, que destaca que geralmente aparece no Twitter junto com palavras como cupom, promoção ou desconto.

🤍

O coração branco é frequentemente usado em conjunto com este emoji de rosto suplicante (🥺), embora não esteja claro o porquê. Também aparece ao lado de palavras como “anjo”, “boa noite”, “paz” e “lembre-se”, além de homenagear alguém que faleceu. “Para sempre em meu coração, pai. Descanse em paz 🤍”, escreveu um usuário no Twitter.

 

🖤

Você pode esperar que o coração preto buscado ao lado de emojis de morcego (🦇) ou correntes (⛓️), conforme indicado pela Emojipedia. No entanto, seu uso é semelhante aos outros corações coloridos.

🧡

A principal razão pela qual as pessoas usam o coração laranja é simplesmente colocá-lo ao lado dos corações azul, amarelo, roxo, verde e vermelho.

🤎

O coração marrom é o menos usado e mais associado a discussões sobre identidade racial, segundo a Emojipedia. É usado com palavras como preto, marrom, pele e cor, bem como com alimentos e bebidas como chocolate e café.

👍

Este emoji pode ser usado como um sinal de aprovação. Hermoso usa quando recebe algo interessante para dizer que gostou ou concordou com o remetente. No entanto, em certos contextos, esse emoji pode ser interpretado como passivo-agressivo ou sarcástico. Na verdade, Ana de la Morena Rubio, de 24 anos, usa quando nem quer responder: “É como dizer ‘ok’ ou ‘tanto faz’.”