Chuva congelada – ou neve –  é possibilidade remota nas próximas horas

2015-04-10_190211

 

Defesa Civil Nacional antecipou a possibilidade de neve em alguns pontos dp RS e SC, além de rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h.

Durante uma coletiva de imprensa, o órgão informou que, além de ventos fortes, há uma possibilidade, mesmo que remota, de queda de neve em alguns pontos do território gaúcho e também em regiões de Santa Catarina.

A previsão é de que a neve ocorra na Serra gaúcha na madrugada de sexta-feira (14), após a passagem do ciclone. A MetSul Meteorologia e a Defesa Civil de Santa Catarina também já haviam indicado a possibilidade de ocorrência de neve nas regiões catarinenses.

Além do fenômeno invernal, a Defesa Civil alertou para a ocorrência de geada a partir de sexta-feira em diversos pontos da região Sul, incluindo a Serra gaúcha e catarinense. Os termômetros devem ficar próximos de 0ºC nessas áreas e as baixas temperaturas devem persistir até sábado (15).

A Defesa Civil também apontou a possibilidade, ainda que pequena, de chuva de granizo em algumas cidades gaúchas na quarta-feira (12), quando o ciclone deve começar a se formar. Há previsão de ventos fortes, com rajadas superiores a 100 km/h, nas cidades da região metropolitana do Estado na quarta e quinta-feira.

Os ventos, segundo o órgão, serão tão intensos quanto os que atingiram a região durante a passagem de um ciclone extratropical em junho. No entanto, desta vez, o fenômeno deve atingir um número maior de cidades.