Última Superlua do ano acontece nesta quinta

2015-04-10_190211

Na verdade, cada Superlua é única, devido a variações na posição nas órbitas da Terra e da Lua, além de mudanças meteorológicas.

 

A Lua desta quinta-feira é conhecida como Lua do Esturjão, por acontecer em um período de fácil pesca do peixe nos Grandes Lagos dos Estados Unidos. Estima-se que ela ficará mais visível logo no início da noite.

A Superlua é um fenômeno astronômico que acontece todos os anos, diversas vezes no ano, mas isso não quer dizer que ele acontece da mesma maneira em todas ocasiões. Na verdade, cada Superlua é única, devido a variações na posição nas órbitas da Terra e da Lua, além de mudanças meteorológicas.

O fenômeno acontece devido a uma confluência de fatores, quando o período de perigeu, aquele em que a órbita elíptica da Lua a coloca mais próxima do planeta, coincide com o período de Lua cheia. Esses períodos só acontecem ao mesmo tempo durante poucos dias no ano, mas podem variar a cada ano

Por exemplo, neste ano temos visto bastantes Superluas neste período de metade do ano, porém em novembro de 2016, por exemplo, aconteceu a maior Superlua desde janeiro de 1948. E ela, por sua vez, só será igualada (segundo os cálculos dos cientistas) pela Superlua de novembro de 2034. Já a maior Superlua do século deverá acontecer em dezembro de 2052.

Estima-se que a Lua fica, em média, 5,5% maior e 11,3% mais brilhante do que uma Lua normal, o que garante fotos mais esplêndidas para os amantes de fotografia e para os entusiastas de astronomia