Banco diz que sistema “não atualizou corretamente o saldo” e promete solução “em breve”
Clientes do banco Bradesco relataram, na manhã desta segunda-feira, problemas com suas contas digitais. Alguns deles destacaram que todo o dinheiro sumiu das contas, e outros citaram que o saldo amanheceu negativado. Se isso aconteceu com você, veja abaixo o que fazer.
O que aconteceu com as contas no Bradesco?
O Bradesco disse em nota que seu “processamento noturno não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes e a situação deve ser regularizada em breve”. A instituição não deu detalhes sobre o que teria provocado a falha ou quanto tempo levará para que ela seja corrigida.
Não consegui pagar conta por falta de saldo. E agora?
Segundo Adriano Fonseca, advogado da Proteste, entidade de defesa de direitos do consumidor, os clientes que não conseguirem pagar conta com vencimento hoje por falta de saldo podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas.
— Além disso, podem ser observados eventuais danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento ao consumidor — afirma.
Fonseca indica que qualquer dano ocorrido ao consumidor que seja vinculado a uma prática de terceiros deve ser reparado integralmente pelo banco.
No entanto, se o consumidor não tiver qualquer prejuízo, não há que se falar em indenização, diz o Procon-RJ.
Onde devo registrar uma queixa?
Fonseca orienta que o cliente junte protocolos de atendimento e todo tipo de prova dos danos ocorridos durante o período de transtorno. O primeiro registro a ser feito é no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Bradesco, seja por telefone ou pelo site
— Embora tenham afirmado solução em breve tempo, esse tipo de registro auxilia na reparação dos danos caso o problema tenha que ser judicializado — afirma o advogado.
Pague com seu rosto: depois do Pix e do cartão por aproximação, biometria facial abre nova era nos pagamentos
Ele orienta que é importante, nesse contato, deixar registrado o valor que “sumiu” da conta e o transtorno que essa situação causou.
Além do SAC do banco, o consumidor pode procurar o Procon e o site consumidor.gov.br