Robô garçom é sucesso na Asia

2015-04-10_190211

CLOi ServeBot consegue carregar até 30 kg em suas prateleiras 

Já pensou fazer uma deliciosa refeição, servida por um robô? Pois na Asia isso já é possível. O roboô semi-autônomo CLOi ServeBot é um lançamento da empresa LG e está chegando aos EUA. A máquina usa sensores e câmeras 3D para se localizar no ambiente. Segundo a empresa, o equipamento pode carregar até 30 kg, sendo 10 kg em cada uma das três prateleiras. O dispositivo está sendo oferecido pela fabricante para hotéis e restaurantes e não está disponível para o consumidor final. O preço não foi revelado. 

 O robô tem uma tela de 9,2 polegadas sensível ao toque no topo para receber informações e representar o “rosto”, para torná-lo uma figura mais “amigável”. O CLOi ServeBot tem autonomia de até 11 horas, de acordo com a fabricante, por conta da bateria de 23.000 mAh. Como referência, um celular topo de linha utiliza baterias de 5.000 mAh atualmente. 

Entre os sensores disponíveis no robô atendente, estão aqueles responsáveis por fazer ele desviar das mesas e pessoas, e também “entender” quando algum item foi retirado de sua bandeja. Ele consegue atingir a velocidade de até 3,5 km/h. 

 Como o dispositivo não é totalmente independente, seus donos precisam programar mapas do ambiente e tarefas antes de deixá-lo livre pelo salão. Assim, o robô seria capaz de caminhar entre os pontos A e B traçando a melhor rota possível, de forma autônoma, sem esbarrar nas pessoas — pelo menos é o que promete a LG. 

 Os donos do novo robô podem configurar os sons que ele vai emitir quando interagir com os clientes, qual música será tocada e a voz de resposta. O CLOi ServeBot é conectado à nuvem para receber atualizações da LG e informar aos clientes sobre o status de seus pedidos.