Brasil completa um ano do início da vacinação contra a Covid-19

2015-04-10_190211

Brasil já atingiu 68,4% da população totalmente vacinada

O dia 15 de janeiro foi uma data emblemática para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus no país. O dia marca um ano do início da campanha nacional de vacinação contra a doença. A primeira a aplicação do imunizante ocorreu no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

A dose aplicada foi de coronavac e a enfermeira Mônica Calazans foi quem deu início a uma estatística, que hoje chega a 340 milhões de aplicações em território nacional. O Brasil hoje ocupa a 4ª colocação mundial entre vacinados, com 145 milhões de pessoas imunizadas com ao menos duas doses, um total de 68,4% da população. O país só está atrás da China, Índia e EUA.

Quase um ano depois do marco histórico, na última sexta-feira, 14, foi a vez do menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, 8 anos, ser a primeira criança menor de 12 anos vacinada contra a Covid no Brasil. Mais uma vez, no Hospital das Clínicas.

No próximo dia 19 de janeiro, inicia em todo o Rio Grande do Sul a campanha de vacinação para todas as crianças entre 5 e 11 anos. Em todos os municípios gaúchos as equipes de saúde estão passando por treinamento para ministrar as doses, que serão diferentes das aplicadas em adultos. Estruturas especiais serão montadas, onde a família possa ser acolhida e a criança possa ficar sob observação por 20 minutos, para assegurar a sua segurança.