Meu filho não me escuta, ou “você tem que falar 50 vezes para seu filho fazer algo”?

2015-04-10_190211
Escovar os dentes, arrumar o quarto, guardar os brinquedo. “Meu filho não me escuta!!” Parece que você tem que falar 50 vezes para seu filho fazer as coisas?

Escovar os dentes, arrumar o quarto, guardar os brinquedo. “Meu filho não me escuta!!” Parece que você tem que falar 50 vezes para seu filho fazer as coisas?

Meu filho não escuta!
O que fazer?
É comum as crianças não seguirem de imediato as ordens que damos. Mas isso acontece por vários motivos diferentes e em fases.
Seguem algumas dicas que podem ajudar na sua casa. Avalie o que é melhor para cada situação:

Ensine a obedecer
Para as crianças menores, é importante você levar a criança a cumprir aquilo que você pediu.
Ela ainda está internalizando a tarefa. Pegue-a pela mão e ensine a fazer.

Dê uma ordem
de cada vez
Não adianta pedir três coisas, que seu filho vai esquecer de alguma. Constinuar insistindo nisso é pedir para se dar mal

Tenha certeza de que
a criança te ouviu.
Olhe no olho na hora de passar a instrução e, se necessário, peça para repetir o que precisa fazer.

Tente vincular
tarefas da rotina
com momentos
do dia
Em vez de precisar mandar fazer xixi e escovar os dentes para ir dormir, a ideia é que você diga “está chegando a hora de dormir” e a criança lembre quais são as coisas que precisa fazer nesse momento. Isso vai sendo construído, lógico. Mas a gente tem um papel fundamental de fazer esses vínculos até a criança internalizar.

Lembre o que
farão depois
Para tarefas que as crianças costumam se enrolar demais, lembre-as do que elas poderão fazer quando terminarem.
Por exemplo, se a criança acorda e pega o livro da biblioteca para ler. Você diz para ela “assim que você escovar os dentes e arrumar o quarto”, a gente vai ler o livro!”

Faça uma rotina
e deixe visível
Para tarefas rotineiras, faça uma lista que a criança possa ver com facilidade.
A criança tem uma folha tipo planner que fica grudada no mural do quarto dela.
Tenha desenhos que indiquem o que ela precisa fazer ao acordar.
Isso gera autonomia e independência e mais paz para os pais.

Elogie quando
a criança realizar
a tarefa
Claro que as obrigações não precisam ser celebradas toda hora, mas você pode achar algo dentro do feito realizado para elogiar. Exemplo: “filho, gostei do jeito que você arrumou a cama”, “achei muito legal você ter guardado os ursinhos nessa prateleira”, etc.

Baixe seu grau
de exigência!
Valorize o que a criança faz do jeito dela. Às vezes, a criança não gosta de realizar as tarefas porque sabe que nunca te agrada.
Aos poucos, ele vai aprender a deixar a coberta esticada do seu jeito, ordenar os brinquedos da melhor maneira, dobrar as roupas do jeito certo, etc.

Procure manter a paz
Se você já sabe/ percebeu que a criança não fez algo que você falou, antes de já sair esbravejando, dá a chance: “filho, você terminou de arrumar o quarto?”.
Muitas vezes, ele realmente esqueceu. Sempre que for possível, escolha o caminho da paz e paciência. Gritar e brigar só serve para criar aquele climão na casa.