Quem são os “imunossuprimidos”? Entenda

2015-04-10_190211

Imunossupressão é o enfraquecimento do sistema imunológico.

Os imunossuprimidos têm prioridade na hora da vacinação contra a Covid-19, e também estão entre os primeiros a receber as doses de reforço, quando necessário. Pensando nisso, o Jornal Gazeta explica quem são os imunossuprimidos.

A imunossupressão é o enfraquecimento do sistema imunológico, que tem a função de proteger os corpos contra infecções. Ela pode ser ocasionada por hábitos como alimentação desequilibrada e sedentarismo, ou também por doenças adquiridas ou congênitas.

Dessa maneira, pacientes imunossuprimidos são aqueles que possuem a “imunidade baixa”, alguns idosos e também portadores de doenças como: lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras. Nesse grupo também devem entrar pessoas transplantadas e pacientes de quimioterapia.

No geral, pessoas imunossuprimidas costumam ter infecções com mais frequências, e também maior dificuldade em tratá-las, pois bactérias, vírus, parasitas e fungos (os causadores de infecções) se espalham com mais facilidade naqueles que possuem sistemas imunológicos enfraquecidos.

Os principais problemas dos pacientes imunossuprimidos costumam ser ocasionados nos aparelhos respiratórios e gastrointestinais, mas eles também podem apresentar doenças em outros órgãos e sistemas. Nestes casos, o ideal é sempre acompanhar a condição com bons profissionais de saúde.

Como descobrir se um paciente é ou não imunossuprimido?

O diagnóstico pode ser realizado através de análise sanguínea. Normalmente esse exame é solicitado pelos médicos, mas há também opções mais complexas e testes complementares que identificam a imunidade humoral e celular.