Fígado humano pode “mudar de sexo”, aponta estudo

2015-04-10_190211

Mudança ocorre para se proteger de possíveis lesões.

Pesquisadores descobriram que o fígado humano masculino pode “mudar de sexo” para se proteger de possíveis lesões.

A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália. Os pesquisadores observaram que lesões hepáticas mais avançadas nos homens foram associadas a um processo de mudança do fígado para características ligadas à sua versão em mulheres.

O experimento foi feito inicialmente com camundongos e, depois, foi realizado em seres humanos, e ambos tiveram o mesmo processo observado. Isso acontece porque o fígado é um órgão que apresenta características diferentes entre homens e mulheres.

Estudos mostram que mais de mil genes são responsáveis por essas variações. Na prática, elas tornam o fígado feminino, por exemplo, mais sensível à ação de medicamentos e do álcool.
Um estudo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, descobriu que essas diferenças tornam as mulheres mais suscetíveis a lesões hepáticas induzidas por remédios e à insuficiência hepática aguda.

No trabalho, foi observado que mais de 70% dos pacientes internados com lesão no fígado devido a reações medicamentosas não intencionais eram mulheres, e os responsáveis pelo estudo atribuíram a prevalência às diferenças genéticas entre o órgão feminino e masculino.