Quase 40% dos vacinados ainda não tomaram segunda dose de vacina contra Covid, em Bento

2015-04-10_190211

Praticamente metade deles, são os imunizados com a Astrazeneca

Em Bento Gonçalves cerca de 16% das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca estão com o esquema vacinal incompleto. De acordo com o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram encaminhadas ao município, um total 78.060 de imunizantes da fabricante. O número pode sofrer alterações, uma vez que a inserção de informações é feita manualmente, por meio das equipes de saúde da Secretaria Municipal.
Na cidade, um total de 24.595 pessoas ainda precisam completar o esquema vacinal o que representa 39% do total de pessoas vacinadas com a primeira dose. Ainda segundo a SES, Bento já vacino, um total, de 86.856 pessoas residentes na cidade.
Segundo os dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número correto de pessoas, que ainda precisam tomar a segunda dose da Asrtazeneca, é de 12.598 pessoas. Em seguida vem os vacinados com a CoronaVac (2.679) e por último, quem recebeu a vacina da Pfizer (1.172). No caso da AstraZeneca, o atraso também se deve à falta do imunizante.
Aplicação
Na segunda-feira (08), a SMS deverá aplicar o imunizante da AstraZeneca para pessoas que realizaram a primeira dose até o dia 9 de agosto. O drive-thru será, na Fundaparque, das 16h às 20h.
Já na terça-feira (09), 9 de novembro, serão vacinadas as pessoas imunizadas até o dia 17 de agosto. O drive-thru, também será na Fundaparque, das 15h às 20h. Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto e o cartão entregue no dia da vacinação.
Brasil
De acordo com boletim produzido pela Fiocruz Bahia, divulgado na quinta-feira (04), estima-se que mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso de mais de 15 dias. As informações estão baseadas em dados registrados até o dia 25 de outubro. Os números acendem o alerta às autoridades de saúde pois, de setembro a outubro, este número chegava próximo dos sete milhões e, um mês depois, duplicou, conforme apontam os indicadores.
Segundo o documento, metade dos atrasados já deveria ter completado o esquema vacinal com as duas doses há mais de 30 dias e outros 14% já perderam o prazo há mais de três meses.
Entre as vacinas utilizadas no Brasil, Astrazeneca, Coronavac e Pfizer requerem a aplicação da segunda dose para que a imunização seja considerada completa. O número de atrasos para a Astrazeneca é de 6.739.561; Coronavac, 4.800.920; e Pfizer, 2.557.296. Os dados do atraso na segunda dose podem ser consultados em um painel mantido pela Fiocruz Bahia.