Potência de energia solar instalada cresce 74% no RS

2015-04-10_190211

Estado ocupa a terceira posição no país neste indicador, atrás de MG e SP

A energia solar, cada vez mais comum em casas e empresas, deu um grande salto no Rio Grande do Sul no último ano. A potência de energia solar instalada, chegou a 1001,2 megawatts (MW) em 2021, crescendo 74,15% em relação ao volume de 2020.

O Estado ficou atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, sendo o terceiro no país neste indicador. Somente os três Estados citados possuem potência instalada acima de mil MW no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Até 2020, a potência total instalada no RS era de 574,9 MW, enquanto que em 2021 esse número acumulou mais 426,3 MW no sistema. Mara Schwengber, coordenadora da Absolar no Estado, afirma que o crescimento aconteceu em todas as áreas, tanto nas residências, quanto nas empresas. Ela também destacou que a economia é um dos principais fator para a migração para este sistema.

— Tudo hoje é eletricidade. A maioria das pessoas tem ar-condicionado, novos equipamentos que geram consumo. Então, as contas de energia têm aumento de consumo pela facilidade de acesso aos aparelhos eletrônicos. Além disso, a própria conta tem aumentado.

Marco legal pode contribuir com o aumento

Ela também citou o marco legal da geração própria de energia, sancionada no início de 2022, que pode contribuir com o aumento da busca pela nova forma de energia. Esta legislação prevê o fim gradual do subsídio para os consumidores, enquanto que no modelo atual, micro e minigeradores não pagam tarifas para distribuir a energia.

A nova lei garante aos consumidores que, quem já possui o sistema instalado e aos que solicitarem a ferramenta em até 12 meses, continuarão com o subsídio até 31 de dezembro de 2045.

Com o prazo para garantir esse direito e a alta nos preços de energia elétrica, a coordenadora estadual da Absolar acredita que em 2022 do uso da energia solar deve continuar. A entidade prevê um aumento de 105% neste ano, atingindo os 2 mil MW.