Golpe utiliza domínio do governo para encaminhar vírus perigosos por e-mail

2015-04-10_190211
Os computadores destinados ao consumidor representam 65% do total, enquanto o segmento corporativo foi responsável pela compra de 35% das máquinas

Com o golpe é possível ter acesso a informações sensíveis e controlar o computador a distância

Um grupo de criminosos está utilizando o domínio @gov.br para aplicar golpes, enviando e-mails com vírus, fingindo serem oficiais do governo, para ter acesso à algumas informações sensíveis e controlar os computadores das vítimas a distância.

O problema acontece quando a vítima tenta baixar ou visualizar os arquivos recebidos por e-mail.

Isto é possível porque o governo não possui o registro do domínio @gov.br, fazendo com que qualquer pessoa consiga utilizá-lo em uma conta de e-mail, e não para o site gov.br.

Como é aplicado o golpe?

A pessoa recebe um e-mail, falando sobre um suposto processo que está no Superior Tribunal de Justiça (STF), fingindo ser uma mensagem para acompanhar a situação.

Porém, duas fotos do suposto processo estão anexadas, em forma de miniaturas e com o brasão da República, para enganar com mais precisão.

Quando a pessoa clica para visualizar ou baixar os arquivos, isso pode acarretar em uma infecção por malware no computador, um vírus, que permite que, por exemplo, que outra pessoa possa controlar seu computador de forma remota.

O Tecnoblog informou que o vírus ainda pode ter acesso à webcam, dados do teclado, sendo possível ver o que a vítima está escrevendo, além da instalação e desinstalação de outros programas.