Pandemia de Covid-19 tornou idosos menos ativos fisicamente

2015-04-10_190211

Especialistas se preocupam com a redução da mobilidade e condicionamento físico dessa parcela da população.

Com o surgimento da pandemia de coronavírus, grande parte da população teve a rotina diária afetada. Um exemplo disso são os idosos que, devido à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar por serem do grupo de risco, acabaram tornando-se menos ativos fisicamente.

Segundo uma matéria do jornal O Globo, especialistas em saúde estão preocupados que, com a alteração nas rotinas diárias, mobilidade e o condicionamento físico de pessoas com mais de 60 anos tenha sido reduzido.

Pesquisas recentes indicam que muitos daqueles que contraíram Covid-19 e que tiveram infecções leves a moderadas, mesmo alguns que conseguiram evitar completamente o vírus, podem estar sofrendo declínios funcionais.

Até o momento, grande parte da atenção dada aos efeitos da pandemia na população idosa se concentrou em sua assustadora taxa de mortalidade: quase três quartos dos americanos que morreram tinham 65 anos ou mais.

Os pesquisadores também relataram que, sem surpresa, idosos cujos sintomas de Covid se tornaram graves o suficiente para exigir hospitalização muitas vezes enfrentavam problemas.

Ainda de acordo com o estudo, muitos idosos fizeram menos viagens ou compras pessoais, foram menos a serviços religiosos, reuniões familiares e consultas médicas. Conforme os especialistas, uma perda de mobilidade e função em uma proporção considerável da população idosa pode significar o aumento da incapacidade, uma maior necessidade de eventuais cuidados de longo prazo e custos mais altos aos sistemas de saúde.

Como reverter?

No entanto, é possível que essa mobilidade seja retomada com atividades simples como uma caminhada, aulas  de ioga, até mesmo levantar pequenos pesos.

Tudo o que puder ser feito para garantir uma melhor qualidade de vida, evitando com que ocasione em danos para o interessado, é válido.