Dor na coluna pode afetar a rotina de trabalho e ser um dos principais motivos de auxílio-doença

2015-04-10_190211
O estrogênio é o hormônio que ajuda a equilibrar a saúde dos ossos nas mulheres. Após a menopausa, os níveis desse hormônio caem, deixando as estruturas mais finas e frágeis

Um especialista da SBOT-RS alerta para a prevenção da má postura

As dores nas costas, principalmente as que envolvem a coluna, estão entre as dez principais causas para o pagamento de auxílio-doença pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em 2021.

Conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência, os transtornos da coluna acumularam 88222 afastamentos, ficando na segunda posição deste ranking, atrás apenas de atestados por Covid-19, com 98787 casos.

O que diz o especialista?

O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul) e especialista em Medicina do Trabalho, Fábio Krebs, analisa que a curva da coluna cervical é feita com o objetivo de sustentar o peso da cabeça, além de oferecer um amortecimento enquanto a pessoa realiza seus movimentos.

A má postura é um dos fatores que projetam dores na coluna.

“A pessoa não se atenta em sua postura e acaba sentando torta na hora de assistir TV ou durante o trabalho. Agora, no home office, tem quem trabalhe com o notebook na cama ou em cadeiras inapropriadas, então, essas situações vão levando à transtorno à longo prazo.”

E, para o especialista, algumas atitudes simples podem reduzir os problemas.

“É importante fazer atividade física com acompanhamento para ter melhora na postura, dar uma pausa no trabalho a cada uma hora para alongar, e ter uma estrutura adequada para trabalhar, que permita ficar com os joelhos e quadril dobrados em 90 graus e os pés apoiados em suportes, e não diretamente no chão ou balançando”, lista.