O que é “Economia Criativa”? Confira dicas para empreender

2015-04-10_190211

Formato tem crescido no Brasil nos últimos anos

A economia criativa é o conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia. Esse formato tem crescido muito no Brasil nos últimos anos.

Dentro do setor econômico, é possível dizer que está relacionada à produção, distribuição e criação de bens e serviços criativos.  Além do entretenimento, os setores tradicionais da Economia Criativa incluem: arquitetura, artesanato, artes visuais, design, eventos, jogos, gastronomia, literatura e mercado editorial, moda, música, publicidade, rádio e turismo.

Por isso, como empreendedor digital, é importante começar escolhendo um tema, um assunto no qual o interessado em investir na economia criativa tenha conhecimento para criar algo relevante.

Além disso, também deve-se considerar quais são os recursos disponíveis, interesse do público e, principalmente, a capacidade de adaptação do tema escolhido à plataforma que será utilizada, como em formato de podcast, vídeos, e-books, artes, e muito mais.

Entender a concorrência também é algo importante, visto que é necessário pesquisar previamente o que outros produtores de conteúdo fazem para tentar uma diferenciação no mercado.  Uma ferramenta útil nesse estágio é imaginar uma pessoa fictícia, com nome, idade e uma história de vida. Tudo isso para avaliar se ela iria se interessar pelo seu conteúdo.

Por fim, é importante definir qual será o canal de vendas e procurar uma plataforma adequada ao seu conteúdo.