Além de cães e gatos: Como cuidar de animais de diferentes espécies

2015-04-10_190211

Limpeza do ambiente é fundamental para a saúde dos animais

 

Criar diferentes espécies de animais em casa pode ser complicado, mas algumas dicas são fundamentais para que esse desenvolvimento seja feito de maneira saudável e harmoniosa. No entanto, é importante lembrar que algumas espécies precisam de cuidados totalmente diferentes dos cães e gatos como, por exemplo, aves e roedores.

Para cuidar de um passarinho, é necessário certificar de que a gaiola do bichinho está em um local adequado e que tenha acesso à luz do sol, além de ficar protegido contra chuva e correntes de vento.

Dois pontos devem ser levados em consideração quando falamos sobre a organização de gaiolas: espaço e limpeza. Afinal, seu bichinho precisa de espaço para poder se exercitar — e ele não deve fazer isso em um ambiente sujo.

Sendo assim, devemos nos preocupar em deixar a área livre para o passarinho. Por isso, dentre muitos tipos de gaiolas, as maiores costumam ser as mais recomendadas.

Como cuidar de passarinho também envolve limpeza constante, então certifique-se de que a gaiola do pet é prática. Gaiolas com fundo removível e separado por grade, por exemplo, facilitam a retirada de sujeiras. Além disso, garantem mais higiene, uma vez que evitam que as aves entrem em contato com as próprias fezes.

Além disso, outros animais que precisam de cuidados diferenciados são os hamsters. Apesar de serem pequenos, eles precisam de espaço em seu habitat natural, por isso, na hora de comprar a gaiola, é importante lembrar que eles gostam de correr e brincar, e um espaço pequeno pode deixá-los entediados e tristes.

Roedores são animais noturnos e mais ativos após as seis horas da tarde, portanto, ele pode ficar estressado caso queira acordá-lo de manhã. Respeite os horários fisiológicos do animal e, assim, ele será mais feliz.