Número de endividados bate recorde e alcança mais de 70% das famílias

2015-04-10_190211

Apesar da alta de 0,6 ponto percentual comparado a setembro, o ritmo de endividamento caiu

O número de endividados bateu recorde em outubro e já alcança 74,6% das famílias brasileiras. Ao todo, são 12,2 milhões de pessoas inadimplentes. Em comparação com setembro, houve uma alta de 0,6 ponto percentual.
As informações foram divulgadas, na quinta-feira (04), na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Apesar da alta, que corresponde à 11ª vez que o número sobe de mês para mês, o ritmo de endividamento diminuiu, já que as médias anteriores eram de 1,5 ponto, frente ao 0,6 atual. Segundo a CNC, o aumento nos juros reduziu a contratação de dívidas em outubro. Com relação ao mesmo período no ano passado, o aumento foi de 8,1 pontos, fazendo com que esse fosse o segundo maior crescimento anual da série histórica.
O principal vilão das dívidas segue sendo o cartão de crédito. Atualmente, 84,9% dos inadimplentes têm compromissos com a forma de pagamento. Em relação a outubro de 2020, o cartão avançou 6,4 pontos no endividamento.