Demanda global por viagens aéreas aumenta 67,7% em agosto

2015-04-10_190211

Preço médio das passagens aéreas no Brasil aumentou 36,4% em sete meses

Dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) na última quinta-feira (6) mostram que a demanda global por viagens aéreas nacionais e internacionais cresceu 67,7% em agosto em relação ao mesmo período de 2021.

Quanto à oferta, houve um aumento de 43,6% na mesma comparação, com a taxa média de ocupação das aeronaves chegando a 81,8%. Isso representa um aumento de 11,8% desde o ano passado. No âmbito global, o tráfego aéreo atingiu 73,7% do período pré-pandemia.

“A alta temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte terminou com bons resultados. Considerando as incertezas econômicas predominantes, a demanda por viagens está progredindo bem. E a remoção ou flexibilização das restrições de viagem em alguns dos principais destinos asiáticos, incluindo o Japão, certamente acelerará a recuperação da Ásia. A China continental é o último grande mercado que mantém severas restrições de entrada no país por causa da covid-19” O diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o preço médio das passagens aéreas no Brasil aumentou 36,4% de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período de 2021.

O encarecimento se deu principalmente pela alta do dólar e do combustível. Isso ocorreu porque as companhias do setor têm metade dos seus custos atrelados à moeda norte-americana.