Consumo moderado de cerveja diminui risco de demência

2015-04-10_190211
Duas cerveja ajudam a evitar o aparecimento da doença

Beber álcool de forma moderada pode proporcionar um efeito protetor contra a demência para pessoas com mais de 60 anos.

Os cientistas do Centro para Envelhecimento Saudável do Cérebro, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, utilizaram informações de quase 25 mil pessoas que participaram de 15 estudos epidemiológicos conduzidos em nações localizadas em todos os continentes.

Os pesquisadores observaram que entre aqueles que bebiam moderadamente, em comparação com os participantes que não ingeriam nada de álcool, houve uma incidência de casos de demência até 38% menor, dependendo da quantidade.

Os cientistas chegaram a uma conclusão que beber uma quantidade de até 40 gramas por dia de álcool, que equivalem a  duas cervejas, acima dos 60 anos, está associado a um risco menor para o comprometimento cognitivo.

Os pesquisadores ressaltam que as descobertas não devem ser traduzidas como uma indicação médica de álcool para aqueles que desejam se proteger contra a demência.

Eles explicam que, mesmo em doses moderadas, o álcool já foi associado a um aumento em doenças cardiovasculares e outros impactos no cérebro que podem ser prejudiciais para o órgão de outras maneiras.

Embora o novo estudo de fato mostre uma relação com o menor risco de demência para aqueles com mais de 60 anos que bebem de forma moderada, são conhecidos outros aspectos da saúde que são impactados mesmo nas mais baixas incidências do álcool