INSS libera novo benefício de R$ 1.212 a partir do dia 26

2015-04-10_190211

Cronograma de pagamentos se iniciou nesta segunda e vai até o próximo dia 7 de outubro

A partir desta segunda-feira (26) o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), começou a pagar o novo benefício mensal para os aposentados e pensionistas.

O pagamento é referente ao benefício da folha de pagamentos de setembro, e os primeiros a receber são os segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 1.212).

O calendário de pagamentos do benefício mensal é definido com base no número final do cartão do benefício, que é aquele último número antes do traço.

Dessa maneira, começam a receber nesta segunda os segurados com cartão final 1. Já os segurados que ganham acima de um salário mínimo terão acesso ao benefício a partir do dia 3 de outubro.

Calendário de pagamentos para quem ganha um salário (R$ 1.212)

  • Cartão do benefício final 1: Recebe dia 26 de setembro;
  • Cartão do benefício final 2: Recebe dia 27 de setembro;
  • Cartão do benefício final 3: Recebe dia 28 de setembro;
  • Cartão do benefício final 4: Recebe dia 29 de setembro;
  • Cartão do benefício final 5: Recebe dia 30 de setembro;
  • Cartão do benefício final 6: Recebe dia 3 de outubro;
  • Cartão do benefício final 7: Recebe dia 4 de outubro;
  • Cartão do benefício final 8: Recebe dia 5 de outubro;
  • Cartão do benefício final 9: Recebe dia 6 de outubro;
  • Cartão do benefício final 0: Recebe dia 7 de outubro.

Calendário de pagamentos para quem ganha acima de um salário

  • Cartão do benefício final 1 e 6: Recebe dia 3 de outubro;
  • Cartão do benefício final 2 e 7: Recebe dia 4 de outubro;
  • Cartão do benefício final 3 e 8: Recebe dia 5 de outubro;
  • Cartão do benefício final 4 e 9: Recebe dia 6 de outubro;
  • Cartão do benefício final 5 e 0: Recebe dia 7 de outubro.

Extrato de pagamentos

Os segurados podem consultar o extrato de pagamentos através:

  • Do site Meu INSS;
  • Do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iOS.

É importante que os segurados realizem consultas frequentes quanto ao extrato de pagamentos, a fim de evitar qualquer tipo de desconto no valor do benefício que seja indevido.

O que desconta do salário do aposentado?

No extrato de pagamentos do benefício mensal, o segurado pode ter os seguintes descontos de suas aposentadorias:

  • Imposto de Renda;
  • Empréstimo pessoal, se o aposentado realizou;
  • Pensão alimentícia (caso pague);
  • Dívida com o INSS.

Vale lembrar que o aposentado não tem que pagar o INSS se não continuar trabalhando, ou seja, é proibido o desconto do INSS sobre a aposentadoria do aposentado.