Banho frio pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2

2015-04-10_190211
Estudos apontam que rotina de banhos frios pode ajudar no contole da doença

A Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, em Estocolmo, na Suécia, divulgou, semana passada, um estudo indicando que adotar uma rotina de banhos frios pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2. Esta é a forma mais comum da doença.

Segundo os resultados do trabalho, a exposição recorrente a temperaturas mais baixas, especialmente quando provoca tremores como calafrios no corpo, ajuda a melhorar a tolerância do organismo à glicose e reduzir as taxas de açúcar no sangue.

Pesquisadores Universidade de Maastricht, na Holanda, esclarecem que trabalhos prévios já haviam mostrado que quando as pessoas sentem frio, o corpo humano atua eliminando a glicose do sangue de forma mais rápida.
O fenômeno é atribuído à ativação da gordura marrom, um mecanismo metabólico que produz calor e queima calorias a partir do consumo do açúcar.

Para testar os impactos do frio na gordura de forma prática, os cientistas recrutaram 15 voluntários com sobrepeso ou obesidade, entre 40 e 75 anos, para participar de um estudo. Eles utilizaram um traje para controlar e abaixar a temperatura corporal até 10ºC e induzir os calafrios durante uma hora por dez dias consecutivos.

Apesar de haver limitações, como fatores genéticos que podem afetar os resultados e a falta de uma explicação mais aprofundada sobre como o frio afeta a saúde metabólica, os cientistas acreditam que o novo estudo é um caminho para identificar formas alternativas de se controlar a diabetes tipo 2.