Grupo envolve todas as áreas do conhecimento da Universidade em ações de avaliação, gestão e resolução de demandas decorrentes das chuvas
Com o objetivo de intensificar sua contribuição técnico-científica para a reconstrução da região Nordeste do Estado após sua pior tragédia climática, a Universidade de Caxias do Sul instalou dia 17 de maio o Comitê Soluções UCS. O grupo envolve todas as áreas do conhecimento da Universidade em ações de avaliação, gestão e resolução de demandas oriundas de prefeituras, Defesa Civil, Exército, ONGs, Ministério Público, associações e entidades frente aos prejuízos decorrentes das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. As soluções também abrangem a execução de estudos e projetos para que novas catástrofes sejam evitadas, baseando-se no conceito das cidades resilientes.
A porta de entrada das demandas do Comitê Soluções UCS é Agência de Inovação UCSiNOVA, por meio de preenchimento de formulários tanto para registro de ocorrências quanto para ações de voluntariado – confira abaixo como acessar o serviço. A partir da análise dos formulários, o comitê é ativado para avaliação das demandas e expectativas de soluções pertinentes, equipe técnica disponível, recursos necessários, prazos, entre outros critérios.
“Além de buscar soluções pontuais de reconstrução dos espaços atingidos pelas chuvas, o Comitê visa o compartilhamento de expertise para auxiliar o desenvolvimento regional por meio do planejamento territorial das cidades e estimular reflexões sobre as emergências climáticas. O novo posicionamento das cidades vai muito além de questões econômicas e sociais. O momento exige que sejam incorporados nos novos planejamentos as questões de sustentabilidade, de inteligência territorial, criar um contexto de ferramentas que dê conta desse novo momento de cidades resilientes”, explica a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, à frente da coordenação do Comitê e da UCSiNOVA.
Na tarde desta terça-feira, 21 de maio, o Comitê UCS Soluções realizou sua primeira reunião com representantes do poder público, entidades e Defesa Civil. Já estão sendo trabalhados cinco projetos que demandam a criação de uma plataforma de logística para gerenciar o recolhimento e distribuição de donativos e a ocupação de abrigos. As reuniões entre os integrantes do Comitê serão semanais, nas quais serão abordadas soluções para planejamento urbano, territorial e ambiental, georreferenciamento, projetos de arquitetura, urbanismo e resgate histórico, análise de solos e água, orientação técnica para agricultura, geologia e contenção de encostas, serviço de atendimento social e projetos de captação de recursos.
Para o reitor Gelson Leonardo Rech, a instalação do Comitê Soluções UCS é considerada um momento histórico para a Universidade e para a região Nordeste do Estado. “É uma iniciativa propositiva, plural e técnica, que surge de uma urgência da nossa época. O Comitê é a porta de entrada de demandas e a porta de saída das soluções. Se não conseguirmos alterar os eventos climáticos, podemos, sim, evitar novas catástrofes”, destaca Rech.
Como acessar o Comitê Soluções UCS
Para registro de demandas:
https://forms.gle/BQhjuDHCN5rA1XHs9
Para registrar-se como voluntário:
https://forms.gle/RafnGQCe2bMgebwGA
Para saber mais: WhatsApp UCSiNOVA: (54) 3218-2034