Bento recebe novo lote de vacinas da Pfizer e Astrazeneca

2015-04-10_190211

Imunizantes serão utilizados para a continuação das doses de reforço

Vacinas servirão para doses de reforço em idosos e trabalhadores da saúde, assim como para a segunda aplicação. A Secretaria da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (03), a entrega de nove lote com 365 mil vacinas contra Covid-19 aos municípios. Bento Gonçalves receberá, no total, 8.044 doses.
Foram entregues imunizantes das marcas Pfizer e Astrazeneca, que serão utilizadas para a continuação das doses de reforço para idosos e trabalhadores da saúde, assim como para a segunda aplicação. Bento recebeu 2.844 da Pfizer e outras 5.200 da Astrazeneca.
Em virtude das faltas pontuais e momentâneas, a SES autorizou, na semana passada, que pessoas vacinadas com a primeira dose de Astrazeneca e que estejam com a segunda em atraso, com mais de oito semanas de intervalo, possam receber a segunda dose com a vacina da Pfizer. A intercambialidade não é obrigatória, visto que não foram todos os municípios que reportaram falta do insumo.
Cidades que ainda têm doses de Astrazeneca em estoque ou que venham a receber podem continuar as utilizando para completar o esquema vacinal da população. A mudança proposta foi que, onde isso não fosse possível, seja oferecida a dose da Pfizer para que não haja prejuízo na imunização dessas pessoas.
Vacinação no RS
O Rio Grande do Sul registra cerca de 16 milhões de doses conta o coronavírus aplicadas. São 94% da população acima dos 18 anos e 68% dos adolescentes de 12 a 17 anos que já receberam ao menos uma dose. Cerca de 7 milhões de gaúchos já estão com o esquema completo de duas doses ou dose única, o que representa 61% da população do Estado.