Autorizado do processo de estadualização de 13 quilômetros da BR 470

2015-04-10_190211
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Este é um dos trechos do polêmico edital de leilão para concessão de exploração de pedágios por empresas privadas

Foi comunicada a decisão do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas em relação a um trecho da BR-470 para o trecho- entre o entroncamento da RS-446, em Carlos Barbosa, até o entroncamento da RS-444, no acesso para o Vale dos Vinhedos/Monte Belo do Sul- voltar a ser domínio do governo estadual , como era até 2015.

Esta  estadualização do trecho  vai ser incluído no plano de concessões rodoviárias do Rio Grande do Sul. Este edital  de concessões  que permite empresas  privadas explorarem a cobrança de pedágios em troca de obras é motivo de desagrado dos Centros de Indústrias e Comércios da região, tanto que o Presidente da CICs Serra, Elton Gialdi convoca população em geral e lideranças para uma reunião no próximo dia 9, as 13h30 min, na sede do Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves para discutir, o que ele considera ” oneroso para a população formato de concessão escolhido pelo Governo Leite, já que as concessionárias, por sua vez, repassarão os custos para o usuário”. Baseado no teor do edital, Gialdi não vê tantos investimentos nas rodovias por parte das concessionárias, que justificasse estes valores altos inclusos no edital lançado pelo governador Leite. (leia aqui reportagem da Gazeta http://gazeta-rs.com.br/quem-vai-pagar-a-conta-final-deste-edital-e-a-populacao/)

Apesar de autorizado o início do processo de estadualização do trecho, ainda uma data definitiva, depende do apenas do documento legal para a liberação.