Armadilha para controle de mosca-das-frutas

2015-04-10_190211
og:image

Neste artigo mostraremos como fazer uma armadilha para controle de mosca-das-frutas, uma das principais pragas relacionadas a fruticultura em nosso país. Tal recurso é utilizado para controle da mosca em frutíferas como carambola, manga e goiaba, entre outras.

Materiais
Segue abaixo a lista de materiais necessários, lembrando que podem ser obtidos em mercados, lojas agropecuárias e comércio em geral. 1 garrafa tipo PET, preferencialmente transparente e com tampa; Canivete ou estilete; Funil; Rolo de arame; Inseticida a base de deltametrina.

Preparação do líquido atrativo
Há diversas formas de preparo das soluções para se usar como atrativo da mosca-da-fruta no interior da garrafa. A receita do líquido atrativo rende até três armadilhas.

Ingredientes para preparo de 1000 ml
Suco de fruta natural; 5 a 6 ml de inseticida a base de deltametrina; O Suco de fruta utilizado em uma determinada árvore frutífera deverá ser de outro tipo de fruta, por exemplo: Para combater mosca em Árvore de Manga, podemos utilizar suco de goiaba, laranja, acerola, pêssego etc. Ja para combatê-la em Árvore de Goiaba, podemos utilizar suco de laranja, manga, acerola, etc.

Modo de preparo
Coloque cerca de 300ml de solução atrativa no interior da garrafa e tampe-a de forma a evitar a entrada de água de chuva no recipiente, o que reduz o efeito da solução.

Manutenção
Descarte os insetos mortos e troque o líquido das garrafas a cada 15 dias. Lave o recipiente com água para eliminar os resíduos da solução antiga, adicione nova solução e monte novamente as armadilhas. Cada armadilha deve ser substituída a cada 4 meses, tornando-se mais atrativas aos insetos.

Montagem
Com os materiais em mãos e o líquido atrativo preparado, chegamos enfim a montagem da armadilha. Sigo os passos descritos abaixo. Com o canivete ou estilete, abra de três a quatro furos ou janelas na garrafa, local de entrada das moscas na armadilha. Mantenha a garrafa totalmente transparente (limpa) para evitar que a armadilha se torne menos atrativa para o inseto.
Amarre uma ponta do arame na extremidade do gargalo da garrafa, a outra ponta será pendurada na copa da árvore frutífera, a uma altura de 1,5m a 2,0m do solo. A instalação deverá ser feita de preferência num galho sem grande exposição ao sol. OBS: Os buracos feitos na garrafa servem de “porta” de entrada para os insetos, por isso não se deve realizar mais furos, a fim de evitar que a praga fuja da armadilha. É importante coletar os frutos caídos, e enterrá-los, com uma cobertura mínima de 30 cm de terra, interrompendo o ciclo de reprodução dos insetos.