Aprenda a fazer defensivos naturais para controle do percevejo do tomate

2015-04-10_190211
og:image

Promover o equilíbrio ecológico do ambiente de produção, fortalecendo o solo e as plantas, é a melhor forma de manter as culturas livre de pragas e doenças. Porém, há situações que a infestação de pragas toma tamanha proporção que acaba prejudicando toda (ou boa parte) da cultura. Nestes casos, o uso de defensivos naturais é vantajoso, pois são menos agressivos ao meio ambiente e possuem menor toxicidade aos seres vivos.

A família das solanáceas (berinjela, jiló, pimentas, tomate, pimentão) sofre grandes perdas com a presença do percevejo do tomate (veja foto abaixo). Os insetos, que aparecem em todo o ciclo de produção da cultura e vivem em grandes grupos, sugam a seiva, podendo causar a queda de flores e frutos pequenos, a murcha e apodrecimento dos frutos maiores e, consequentemente, perdas na produtividade e na qualidade do produto final. Agora, conheça uma receita para a produção de defensivo natural que pode ser utilizado no controle da praga do Percevejo do tomate:

Defensivo natural
Ingredientes
100g de pimenta do reino; 2 Litros de álcool; 100g de alho; 500g de sabão neutro.

Modo de Preparo
Preparo da solução de pimenta do reino. Adicione a pimenta do reino em 1 litro de álcool, mantendo o recipiente bem fechado. Deixe em repouso por uma semana.
Preparo da solução de alho. Triture o alho em pedaços bem pequenos. Coloque o alho triturado em 1 litro de álcool. Deixe em repouso por uma semana.
Preparo da solução de água e sabão. Triture os 500g sabão em pedaços pequenos e adicione em um recipiente com 1 litro de água quente, tomando o cuidado de dissolver bem o sabão. É importante destacar que o preparo da solução do sabão deve ocorrer somente no dia que for realizada a aplicação.

Aplicação das soluções
Misture 200 ml da solução de pimenta + 100 ml da solução de alho + solução de sabão (1 litro de água + 500 g de sabão neutro) a 20 litros de água. Agite bem todos os componentes e aplique nas plantas atacadas.