Almofadas: composições aconchegantes que mudam o ambiente

2015-04-10_190211

As almofadas decorativas são elementos versáteis que acrescentam cor, personalidade e textura aos ambientes. Com uma variedade de formas e tamanhos, possibilitam a criação de diversas composições, seja para adicionar um toque de aconchego ao sofá ou para criar um ponto de destaque na decoração. 6 dicas para usar almofadas decorativas
Além de proporcionarem beleza, as almofadas decorativas oferecem funcionalidade. Elas têm o poder de deixar os espaços mais acolhedores, unindo estética e conforto. A seguir, confira dicas que vão te ajudar a fazer escolhas certeiras.

1. Defina o estilo
do ambiente
As almofadas fazem parte dos detalhes da decoração, por isso, é importante definir o estilo desejado para o ambiente antes de escolher as cores, estampas e formatos. Desse modo, você conseguirá identificar se elas ficarão em destaque ou serão complementar à decoração.
2. Invista em tecidos de qualidade


Dê preferência aos tecidos de fibras naturais, uma vez que oferecem maior qualidade, beleza, durabilidade e maciez. Algodão, linho e seda são excelentes opções.

 

 

 

 

 

 

 

3. Escolha a quantidade ideal
Equilibrar a quantidade de almofadas para evitar uma aparência exagerada ou desequilibrada. Em sofás menores, posicione-as nos cantos. Em sofás grandes, distribua ao longo do assento, 2 a 3 peças juntas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Use a paleta de
cores do ambiente
Para não ter erro, selecione almofadas com as cores presentes na decoração do ambiente. Você pode criar variações a partir dos tons da paleta existente, adicionar texturas ou compor com novas cores. Lembre-se de manter o equilíbrio visual para garantir um resultado harmônico.

5. Combine
estampas
orgânicas e
geométricas

As estampas trazem personalidade à decoração. No entanto, se você não deseja uma aparência maximalista, o ideal é mesclar estampas geométricas e orgânicas seguindo a mesma paleta de cores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Equilibre os
tamanhos e
formatos
A composição se torna mais fluida quando há variação nos tamanhos e formatos, por exemplo, almofadas redondas. Os modelos maiores podem ser posicionados atrás ou usados individualmente, enquanto os menores devem estar sempre na frente ou agrupados para manter a volumetria proporcional.