Começou na segunda-feira (29) e vai até esta quarta-feira (31) o Congresso de Educação, que está abordando as mais variadas temáticas, com o objetivo de debater e preparar os professores e diretores para as novas demandas e transformações sociais.
Cerca de 830 educadores de escolas estaduais, municipais e da rede particular estão participando do Congresso de Educação.
No primeiro dia do Congresso, foram abordados os temas: A deficiência física e o manejo do profissional de apoio; Vínculo e cuidado na educação inclusiva; O fenômeno fake news na educação.
O assunto debatido no primeiro encontro do Congresso de Educação, foi: A deficiência física e o manejo do profissional de apoio, o temática foi desenvolvida pela fisioterapeuta, Mestre em distúrbios do desenvolvimento, professora da Faculdade Cenista, Juliana Martins.
Em sua apresentação, Juliana enfatizou que o desenvolvimento infantil é bastante complexo e exige um olhar de diferentes áreas do conhecimento. Quando se tem associado uma deficiência física é necessária uma interação entre os diferentes profissionais que auxiliam estas crianças para que haja uma verdadeira inclusão escolar e social.
De acordo com a fisioterapeuta: “É essencial unirmos esforço e saberes para garantir a escolarização das crianças, este é um direito de toda criança independente de ter ou não uma deficiência. O mínimo que se espera é o respeito das pessoas com relação às crianças com deficiência física bem como ações governamentais garantindo os direitos de todos os cidadãos”.
O tema do segundo encontro, foi debatido pela pesquisadora em desenvolvimento humano, musicista, artistas, escritora, especialista em Comunicação, Giulia Ferreira Dall’Oglio, que apresentou o Projeto 7 Linguagens Naturais.
O Projeto tem como objetivo unificar todas as áreas do Conhecimento Humano, pois de acordo com a palestrante, para educar, desenvolver um ser humano é necessário o conteúdo mais essencial, mais primordial, que atenda a natureza do humano e o veja como expansão natural.
Para a Giulia Dall’Oglio as 7 linguagens são um mecanismo automático que as pessoas possuem por natureza: “elas se apresentam em sequência dos 0-7 anos e depois na personalidade do indivíduo, na sua comunicação e no seu relacionamento consigo e com o entorno; elas montam o quebra-cabeça do Intelecto e suas funções gerais; são os arquivos, as habilidades, as emoções e as facetas da personalidade que se relacionam e por isso crescem e mudam”.
O tema do terceiro encontro foi o fenômeno das fake news na educação, que foi apresentado pelo jornalista Felipe Machado. O encontro teve com objetivos evidenciar que a proliferação de notícias falsas também pode afetar o ambiente escolar e que a sociedade não deve fechar os olhos e saber discernir o uso bom das tecnologias que estão utilizadas.
Para Machado, após pesquisas realizadas, algumas orientações são válidas para discernir o que é fake do que é verdade: “incentivar os estudantes a conferência de informações e veracidade; a observação das fontes, dos sites e quem o escreveram, a estruturação dos textos e comparação com outros portais jornalísticos de credibilidade, até a ortografia empregada, com uso excessivo de pontuação, palavras escrita em caixa alta também são indicativos de que algo pode não estar certo; e antes de compartilhamento de conteúdo, é fundamental que a leitura seja realizada até o final”.
A professora e empreendedora Andrea Brum, fará sua apresentação hoje (30), às 14h e afirma: “Não é novidade que nos últimos anos a tecnologia nos impactou na forma como nós nos divertimos, compramos, vendemos e também como nós aprendemos.
Assim, como educadores, somos desafiados diariamente a formar pessoas com condições de viverem e produzirem neste mundo tão complexo. Meu objetivo é trazer uma reflexão aos professores sobre este aluno que chega até nós, como criar uma aprendizagem mais significativa para nossos jovens que absorvem tão rapidamente essas mudanças”.
Congresso de Educação reúne mais de 800 profissionais em debates sobre transformações sociais
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