18 agentes da Guarda Civil já estão em serviço

2015-04-10_190211

Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo e caso presenciem algum crime podem proceder prisão em flagrante

A formatura da primeira turma de Guarda Civil Municipal, ocorreu no sábado (27) na Via Del Vino e contou com a presença de civis e autoridades do município.
A partir desta semana, os 18 agentes formados pela Brigada Militar, começarão um estágio operacional que irá durar de 30 a 45 dias. Os agentes poderão atuar em todo o município, não sendo limitada a atuação em zona urbana.
O Município terá um custo de R$ 57.000,00 com a folha salarial mensal da Guarda Municipal.
Os agentes irão atuar diretamente na prevenção primária à violência e a criminalidade, potencializando presença física de forma que possa garantir maior segurança a população.
Os agentes irão trabalhar em conjunto com a Brigada Militar, mas, não há obrigatoriedade neste trabalho conjunto, entretanto, por decisão do município, as forças de segurança da cidade trabalharão de forma integrada.
Os alunos receberam os ensinamentos através das 776 horas/aula, ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, Delgados de Polícia e Agentes de segurança de outras instituições. Em sua formação, os agentes contaram com aulas de direito, treinamento de condicionamento físico, sociologia de violência, intervenção em violência além das aulas práticas de abordagens e tiro.
De acordo com um dos agentes, que representou o grupo de formandos, Cleber Meotti: “nossa missão é estar junto à comunidade, auxiliando-a no que for preciso, dentro de nossas competências. Nosso papel não é apenas autuar ou prender bandidos, como muitos falam, mas garantir o bem-estar social, juntamente com outros órgãos competentes. Devemos sempre lembrar que vidas estarão em nossas mãos todos os dias, e que a nossa própria vida estará em risco constantemente. Nossa missão é guardar, é cuidar, é proteger a vida, a nossa, da nossa instituição, das nossas famílias, da nossa comunidade”.