3 maneiras de combater o ‘medo dos domingos’, quando o fim de semana acaba

2015-04-10_190211
adult woman at home with expression loneliness or problems

As pesquisas mostram que quem passa muito tempo no computador tende a se sentir mais ansioso em geral

Domingo é muitas vezes uma oportunidade de encontrar os amigos, botar o sono em dia e se recuperar da ressaca da noite anterior.

Mas para muitos de nós, quando a tarde de domingo chega, um sentimento de intensa ansiedade e temor se instala — muitas vezes chamado de “medo dos domingos”.

Não é de se surpreender que o “medo dos domingo” seja tão comum. Afinal, pesquisas mostram que domingo é o dia mais infeliz da semana — enquanto sábado é o ápice.

Há uma série de razões pelas quais isso acontece, e a forma como você passa o fim de semana pode desempenhar um papel importante.

Por exemplo, passar o fim de semana todo preso no computador provavelmente não é uma boa ideia, mesmo que seja para lazer.

As pesquisas mostram que quem passa muito tempo no computador tende a se sentir mais ansioso em geral.

O excesso de álcool e drogas também pode fazer com que seu humor despenque — e fazer com que os níveis de ansiedade subam no dia seguinte.

Então, se você passou a noite de sábado na gandaia, isso pode explicar por que você se sente deprimido ou ansioso no domingo à tarde.

Para muitas pessoas, essa sensação também se deve ao trabalho que deixaram pendente na noite de sexta-feira.

A antecipação do dia seguinte, o trabalho que você pode ter que fazer e todos aqueles e-mails que você precisa ler e responder para se atualizar podem causar ansiedade.

Mas trabalhar durante o fim de semana tampouco é a solução — e pode, na verdade, deixar sua saúde mental pior.

O medo dos domingos também pode acontecer por causa de uma sobrecarga social durante o fim de semana.

Isso pode ser verdade principalmente para pessoas que trabalham duro durante toda a semana ou para aquelas que são solteiras e que reservam o fim de semana como seu principal momento para socializar.

Mas passar tempo com outras pessoas, por mais agradável que seja, pode colocar uma pressão adicional sobre nós. Por exemplo, quando compartilhamos as preocupações de nossos amigos, podemos ficar estressados ​​também.

Se você é alguém que tende a sofrer com o medo dos domingos, sugerimos a seguir algumas coisas que você pode fazer para combatê-lo:

1. Conclua suas tarefas

Uma das maneiras mais eficazes de se livrar do medo dos domingos é, para início de conversa, evitar que aconteça.

Isso significa tentar terminar todas as tarefas que você precisa fazer antes do fim de semana, em vez de deixar para segunda de manhã.

Quando você sabe que tem assuntos pendentes para resolver na segunda-feira, isso pode ter vários efeitos em você, incluindo arruinar sua noite de sono e te deixar mais ansioso no domingo.

Pode até afetar sua próxima semana, deixando você mais propenso a sofrer de burnout (esgotamento).

É por isso que começar a semana do zero é crucial.

Antes de desligar o computador na sexta-feira à noite, você também pode refletir sobre as coisas negativas que podem ter acontecido durante a semana, considerar quais mudanças você pode querer fazer para a próxima e tentar resolver quaisquer pontas soltas ou tarefas fáceis, em vez de deixá-las para segunda-feira.

Se você estiver no meio de um projeto de longo prazo, tente pelo menos concluir uma tarefa que seja importante, que vá te ajudar a sentir que um capítulo do seu trabalho foi encerrado na sexta-feira, e há um novo pronto para começar na segunda.

2. Antecipação positiva

Provavelmente, a principal razão para se sentir ansioso no domingo à noite é devido ao medo do trabalho que você tem que fazer na semana seguinte — especialmente aquelas tarefas que você odeia.

Mas ter eventos planejados para a semana pelos quais você pode ansiar pode ajudar a equilibrar essas emoções negativas e fazer você se sentir mais positivo em relação à semana seguinte.

Tente criar uma nova rotina no domingo, em que você possa planejar coisas divertidas para fazer durante a semana, como encontrar amigos para almoçar ou ir ao cinema depois do trabalho.

3. Tome nota

Se você tem medo dos domingos, mas não tem ideia do que está causando isso, reserve 20 minutos ininterruptos para escrever seus pensamentos e sentimentos mais profundos.

Este exercício simples pode te ajudar a descobrir o que está causando seus pensamentos ansiosos — e, no fim das contas, te ajudar a lidar com os mesmos.

Mas se você nunca experimentou a escrita expressiva antes, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis para começar:

– Escreva sobre seus desafios usando uma perspectiva diferente (por exemplo, como seus pais ou melhor amigo podem ver).

– Tente escrever em diferentes momentos do dia. É possível que você esteja mais ou menos focado em diferentes horas do dia, o que pode ser importante para te ajudar a se conectar com seus sentimentos.

– Se você achar difícil falar ou escrever sobre si mesmo, imagine que está escrevendo para um público específico, como para um amigo. Isso pode te ajudar a expressar melhor o que está sentindo e entender por que está se sentindo assim.

– Se escrever não é sua praia, você pode usar um gravador de áudio ou vídeo para se expressar.

É claro que há muitas razões pelas quais as pessoas podem sentir medo aos domingos.

E, embora a gente consiga mudar alguns desses fatores, outros são um pouco mais difíceis de lidar, como, por exemplo, se a sua ansiedade se deve a trabalhar com pessoas que te tratam de modo injusto.

Mas, independentemente das razões pelas quais você pode ficar tenso e temeroso aos domingos, lembre-se de que muitas vezes tendemos a exagerar nossas ansiedades em nossas cabeças — e, com frequência, esses medos acabam sendo infundados.