O que fazer quando o cão está vomitando?

2015-04-10_190211

Há muitas explicações possíveis para o vômito dos cachorros, e algumas delas são bastante simples, como uma má digestão, ansiedade ou alteração da dieta. Mas também há casos em que o cão pode correr risco, e é importante saber diferenciar um do outro antes de sair correndo para o veterinário. Para entender melhor e saber qual atitude tomar, é importante prestar atenção na frequência do vômito, na sua cor e em sintomas que vêm associados. Os principais motivos para seu cão vomitar é troca na dieta ou comer algo indigesto, ficar muito tempo sem comer, brincadeiras agitadas após a refeição ou algum tipo de doença ou intoxicação. Se o cachorro vomitar apenas uma vez não há motivo de preocupação, mas se os vômitos se repetirem ou vierem acompanhados de sintomas como febre, diarreia, é melhor procurar um veterinário.

Cor do vômito pode dizer muito
Amarelo: O líquido amarelo é bile produzida pelo fígado do cão. Indica que ficou muito tempo com estômago vazio ou comeu algo que não caiu bem. Se não se repetir, fique tranquilo.
Verde: também é bile, mas indica uma concentração maior, sinal de que há algo de errado no sistema digestivo do animal ou de que ele já vomitou muito. Se persistir, veterinário.
Vermelho ou marrom: Indica a presença de sangue no vômito e pode sinalizar que algo está muito errado. Pode ser grave, por isso corra imediatamente para o veterinário logo na primeira ocorrência.

Cor de ração: Pode indicar que o animal comeu muito rápido ou comeu demais e passou mal. Não costuma ser nada sério, mas se continuar se repetindo, é necessário buscar ajuda.