O Bambu não é o vilão: pode sim ser domado e fica lido na decoração dos jardins

2015-04-10_190211

Você quer um arbusto que não dê trabalho e cresça rápido? o bambu é a solução. Sim, ele tem a fama de infestar o terreno, mas escolhendo a variedade certa não tem erro. Mas se você tem medo, pode controlá-lo num vaso ou com retenções no terreno. Não deixe de ter esta planta linda para fazer aquela cortina verde de privacidade que você tanto deseja.

Diferenciado o tipo de Bambu
Saber a diferença entre os tipos de bambu é o primeiro passo antes do plantio da muda. Existem três divisões principais sobre as espécies de bambu: alastrantes, semi-alastrantes e entouceirantes. Bambus alastrantes, devido suas características, não costumam ser plantados em residências, mas são muito uteis para conter erosão. Bambu alastrante como o próprio nome sugere, produz rizomas que se espalham rapidamente e são considerados um tipo invasivo. Bambus semi alastrantes possuem tanto rizomas (parte subterrânea do bambu) curtos, que não alastram e rizomas longos, que alastram. Já bambus entouceirantes ou simpodiais não alastram e ficam como moitas localizadas.

Escolha o Local
A maior parte das espécies de bambu adapta-se melhor em climas tropicais ou subtropicais, porém há variedades que resistem a temperaturas de até -7º C, como o bambusa gracilis.
O bambu normalmente precisa de uma grande quantidade de luz solar, sendo necessário em média 3 horas de sol por dia. Além disso, a planta possui um sistema radicular superficial e como tem um crescimento muito rápido, pode sofrer com a ação de ventos fortes. Escolha um local considerando estas informações.

Preparação do Solo
No Sítio da Mata as mudas de bambu são enviadas envoltas em estopa e plástico filme para garantir a umidade da planta. Caso o solo não esteja em condições ideais, nutrido e com boa umidade, antes de realizar o plantio no solo definitivo opte por deixar a planta de quarentena.
Realize o plantio provisório em um vaso o saquinho próprio e deixe a muda de bambu pode 2 ou 3 semanas, para então move-la para o local definitivo.

Adubação
A adubação é parte crucial para o crescimento saudável da muda de bambu, há 3 tipos de adubação principais, a orgânica, que consiste no uso de esterco de vaca, frango ou composto orgânico misturado a terra. O segundo tipo é o adubo NPK 10 10 10 e por fim o adubo oferecido pela Sítio da Mata com fosfato e hidrogel.

Controle de Bambu
A adubação do solo é parte crucial para o crescimento saudável da muda de bambu, há 3 tipos de adubação principais, a orgânica, que consiste no uso de esterco de vaca, frango ou composto orgânico misturado a terra. O segundo tipo é o adubo NPK 10 10 10 .