Você sabe lidar com as críticas?

2015-04-10_190211
Thuany Thomé Coaching para Mulheres de Negócios www.thuanythome.com

Não vamos negar, é muito chato estar ao lado de pessoas críticas. O próprio Dale Carnegie, especialista em técnicas de como fazer amigos e influenciar pessoas, reforça a ideia que criticar só irá fazer você não fazer amigos e nem influenciar as pessoas.
Principalmente quando existem setores da sua vida onde você é inseguro, a crítica do outro vira um verdadeiro inferno. Se eu pedir para você se é pesado segurar um copo de água com o braço esticado, você provavelmente dirá que não, mas se tiver que segurar por muitas horas, a resposta será outra.
Acontece o mesmo quando somos criticados constantemente. Se você é um pouco inseguro com sua aparência e aparece alguém dizendo que a sua roupa não ficou boa em você. Pronto! O estrago está feito, você se sente péssimo e fica furioso com essa pessoa.
Tem pessoas que tem dificuldade em lidar com críticas e tendem a imaginar críticas que nem foram feitas, por exemplo, quando você vê um conhecido lá na esquina e foge dele porque imagina que ele vai perguntar sobre seu trabalho, mas você está desempregado. Se estiver certo, se a pessoa quer mesmo é te criticar, então você não precisa responder tudo o que o outro está te interrogando. Por outro lado, a pessoa pode só te fazer perguntas para puxar assunto, é a forma que a gente aprendeu a se relacionar com os outros.
Pode não ter nada de maldade naquela pessoa e você está aí sofrendo e fugindo dela sem a menor necessidade. Existem também, os críticos aproveitadores, que se aproveitam da sua sensibilidade. Por exemplo, você provavelmente aprendeu que tem a obrigação de ser uma ótima mãe ou um ótimo pai, mas tem muito filho que usa disso para sugerir que vocês serão péssimos pais se não derem um carro para ele aos 18 anos, ou se não comprar aquela boneca caríssima que você não pode pagar. Esse é o crítico aproveitador.
E quando a crítica nem é tão pesada assim, mas você tem dificuldades para lidar com ela? Se você desenvolveu sensibilidade à críticas, provavelmente vêm sendo criticado desde a infância, é claro que muitas vezes as críticas da infância podem ter sido feitas com as melhores intenções, de educar as crianças e de formar um caráter. Mas em demasia, podem ser negativas para o seu desenvolvimento.
Precisamos estar de bem conosco para conseguirmos falar para o crítico, de forma elegante e afirmativa, o quanto não aceitaremos que continue com esta postura. Quando não conseguimos esta tranquilidade para nos posicionarmos de forma tranquila diante do crítico, devemos voltar o olhar para dentro de nós mesmos e procurar o porquê disso. O que está te travando? Qual aprendizado recebeu em sua formação que faz com que tenha medo das pessoas?
Também vale lembrar, que existem críticas positivas, é possível que existam pessoas que estejam te criticando para te ajudar, em alguns casos isso pode ser verdade, mas quem cresceu ouvindo… “Olha o Joãozinho. Como ele faz tudo direitinho. Porque você não pode ser como ele”. Isso é comparação, e comparação é crítica!
Quem já foi muito comparado com os outros, acaba explodindo, mesmo quando recebe uma crítica que até poderia ser construtiva. Em geral, o pior critico é você mesmo. Muitas vezes nos criticamos severamente, dizemos para nós mesmos que não somos bons pais, não somos bons amantes, não somos bons amigos, nossa aparência não é boa o suficiente, e por ai vai.
É muito importante que você se livre tanto dos críticos externos como desse seu critico interno. Que com certeza é o mais feroz. Para os críticos fica uma reflexão: Não julgue, não critique, nem condene. As pessoas são exatamente o que você seria se tivesse sido criado sob as mesmas condições.
Para os criticados, lhes digo que é possível mudar nossos sentimentos. O processo de mudança ocorre com o treino em um processo de reconstrução interna, é preciso se dar o direito de se sentir bem com você mesmo!