Vai sair de férias? deixe sua casa segura

2015-04-10_190211

 

 

Durante a temporada de verão cresce a preocupação da população com a segurança domiciliar, e sabendo que este é um período do ano em que muitas pessoas passam férias fora de casa, o risco de furtos e arrombamentos é maior, portanto, ainda mais importante adotar medidas de prevenção. Para que o período de descanso não vire motivo de estresse selecionamos  dicas para reduzir as oportunidades muitas vezes dadas aos criminosos por descuido dos proprietários.

A melhor precaução é deixar alguém responsável pela casa que ficará desabitada. Em caso de não ser possível manter presença no imóvel, é fundamental que alguém vá até o local pelo menos uma vez ao dia. Abrir e fechar janelas e acender as luzes à noite são indicações de movimento na residência.

Antes de viajar, certifiquem-se de que todas as janelas e portas estejam devidamente trancadas e travadas. Também é bom evitar comentar com outras pessoas, que não sejam de confiança, sobre as viagens e quanto tempo ficará fora. E evite colocar essas informações em redes sociais ou contar para desconhecidos .

Ladrões costumam observa detalhes como grama alta, fezes de animais não recolhidas e correspondências acumuladas, o que deve ser evitado por quem vai viajar. Outra medida é avisar um vizinho de confiança para que fique alerta a movimentações suspeitas e acionar a Brigada Militar, pelo telefone 190, em caso de disparo de alarmes também é uma conduta recomendada. É interessante solicitar para que alguém de confiança apare a grama, acenda e apague luzes, pegue as correspondências e que repare o animal de estimação, fazendo até mesmo a limpeza.

A simples instalação de sistemas de monitoramento, sensores de presença, acendimento automático de luminárias e alarmes inibem a ação de criminosos. Tem modelos de lâmpadas inteligentes que custam em torno de R$60  e podem ser monitoradas  pela câmera do celular.   Você coloca em pontmos estratégicos e monitora, e- podem emirir sons: você ouve e pode conversar com quem está sendo monitorado. Para quem mora em casa, alvo considerado mais frágil, cercas elétricas e similares, desde que sigam as normas de segurança são bons recursos para a proteção do patrimônio de quem passa períodos prolongados fora de casa.

A segurança da residência começa antes mesmo de a família pegar a estrada. Além de deixar evidente que uma viagem está prestes a ocorrer, carregar o veículo na rua permite abordagem de criminosos, muitas vezes armados. Portanto, sempre que possível os preparativos devem ocorrer em local seguro e que não visível aos mal-intencionados, conforme a Brigada Militar. Quando chegar ou sair de casa, o morador fique atento, pois essas são as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros. Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Brigada Militar pelo 190 .