Primeiro fim de semana do ano terá calor de quase 40ºC

2015-04-10_190211

Massa de ar quente invade o Rio Grande do Sul e ganha força durante o domingo com tarde de máximas muito elevadas

A primeiro fim de semana do ano será marcado pelo sol e o calor no Rio Grande do Sul, embora no domingo a instabilidade comece a retornar ao território gaúcho.

O calor vai aumentar muito no estado, após dias de marcas agradáveis ou amenas, com tardes de temperaturas máximas elevadas.

Este sábado no Rio Grande do Sul terá a presença do sol em todas as regiões do estado com tempo muito aberto na maioria das localidades. Nuvens esparsas se formam à medida que a atmosfera aquece durante o dia.

Não se afasta chuva de verão extremamente isolada à tarde, especialmente na Serra. O dia começa com temperatura agradável, já que a escassa nebulosidade na madrugada favorece maior resfriamento.

O ingresso de ar mais quente no território gaúcho favorece maior elevação da temperatura neste sábado e a tarde será de calor. Porto Alegre pode ter entre 32ºC e 33ºC enquanto os vales e o Noroeste podem atingir 35ºC ou mais. Segue por vezes ventoso na costa. Já o domingo terá a presença do sol em todas as regiões do Rio Grande do Sul, entretanto são esperadas nuvens formadas pelo maior aquecimento.

O calor gera chuva e temporais isolados de verão da tarde para a noite. Maior chance de chuva no Oeste e no Sul, por onde ingressam áreas de instabilidade vindas do Uruguai. A massa de ar quente sobre o estado se reforça e o dia será muito quente com forte a intenso calor na grande maioria das cidades gaúchas. Muitas localidades vão passar dos 35ºC e algumas podem ficar perto de 40ºC.

Porto Alegre deve ter máxima ao redor dos 36ºC, mas na região metropolitana pode fazer 37ºC ou 38ºC. Os vales e o Noroeste devem ter máximas de 37ºC a 39ºC, isoladamente superiores.