UCS Bento inaugura curso de Biomedicina no dia 26 de abril

2015-04-10_190211

Cerimônia de instalação do curso, com capacidade para absorver 50 alunos por ano, será no Auditório do Bloco A

Nos últimos anos, a demanda por profissionais de saúde com perfil humanista tem crescido e a UCS Bento, tem fortalecido sua estrutura nos chamados cursos da área da Vida. No dia 26 de abril, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) instala, em menos de um ano, sua segunda graduação nessa área do conhecimento, com a inauguração do curso de Biomedicina.

A cerimônia ocorre às 19h30min, no Auditório do Bloco A, com palestra do presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Minozzo. O tema a ser abordado por ele traz à tona um dos principais trunfos de quem escolhe o curso para trabalhar: a diversificada área de atuação.

A chegada da nova graduação não só amplia para sete as opções na área da Vida do Carvi como agrega cuidado à saúde da comunidade, observa a professora Michelle Fraga, coordenadora do curso na UCS Bento. Além disso, ela destaca que o novo curso vai ao encontro do interesse vocativo da região. “A UCS vislumbrou a implantação deste novo curso considerando que Bento Gonçalves se distingue, cada vez mais, na rota turística com foco na gastronomia, na produção de vinhos e espumantes, além de se destacar no quesito hospedagem e cuidados com saúde e estética”, salienta.

O curso de bacharelado em Biomedicina terá um percurso formativo de quatro anos (oito semestres). Inicialmente, a capacidade será de absorver 50 alunos por ano. “O aluno tem uma grande parte do curso de vivências práticas nas disciplinas e estágios em áreas como análises clínicas, biologia molecular, estética, análise bromatológica (bebidas e alimentos), entre outras”, conta.

Diretora da Área do Conhecimento de Ciências de Vida da UCS, Carin Weirich Gallon enxerga a Biomedicina cada vez mais protagonista na área da saúde e destacando seu vasto campo de trabalho. “O profissional conta com mais de 30 áreas de atuação. Com isso, abrem-se muitas oportunidades na escolha das áreas que deseja atuar”, observa. O campo inclui desde análises clínicas, ambientais, bromatológicas e toxicológicas, passa por áreas como perícia criminal e genética forense, até fisiologia do esporte, reprodução humana e biomedicina estética, entre tantas outras.

Ao lado de Enfermagem, instalado no ano passado, e de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas e Educação Física, os cursos da área da Vida da UCS Bento contam com forte aparato tecnológico no ensino, exemplificado em seu conjunto de laboratórios. O de Habilidades, por exemplo, possui manequins de última geração que permitem simular diferentes situações clínicas. A infraestrutura reúne, ao lado do qualificado corpo docente e do conteúdo pedagógico, as condições para o aprendizado de excelência oportunizado pela UCS. “A abertura do curso de Biomedicina na UCS Bento é mais um fato que testemunha a presença e a sensibilidade da UCS no compromisso com a qualificação profissional e cidadã, oferecendo uma habilitação com qualidade, profundidade científica e técnica, que são centrais. Com professores com experiência e formação sólida, infraestrutura adequada e com a tradição da UCS, a presença deste curso de Biomedicina é mais um diferencial e uma nova opção aos interessados na área da saúde”, comenta a pró-reitora de Graduação, professora Terciane Ângela Luchese.

A diretora Acadêmica da UCS Bento, Nívia Tumelero, reafirma a ampliação das possibilidades de formação em assistência à saúde humana com a chegada da nova opção. “Juntando-se aos demais cursos da área da Vida no campus, o curso foi delineado para atender às tendências da profissionalização, bem como a interdisciplinaridade com os demais cursos da área, proporcionando uma formação de qualidade e integral, que é a missão da UCS”, observa Nívia.

O acesso ao curso se dá por vestibular (prova de redação), aproveitamento da nota do Enem, transferências, portadores de diploma, bolsas do Prouni, entre outras formas.