Testes de detecção do câncer de próstata são disponibilizados no bairro Zatt

2015-04-10_190211

Ações são alusivas à campanha Novembro Azul

Uma série de ações e atividades alusivas ao ‘Novembro Azul, campanha dedicada ao diagnóstico inicial e tratamento do câncer de próstata, estão sendo realizadas para mobilizar e sensibilizar homens, acima de 40 anos. Em Bento Gonçalves, durante todo o mês, a Secretaria da Saúde (SMS) realiza atendimentos em suas unidades básicas de saúde.
De acordo com a SMS, no bairro Zatt, os homens poderão realizar o chamado exame de sangue por Antígeno Prostático Específico (PSA) ou pelo exame de toque. De acordo com estudos mais recentes, 95% dos casos de câncer de próstata são descobertos em fase avançada, dificultando as chances de cura. Na área central e nos demais bairros, as equipes devem comparecer para realizar ações orientativas.
Além de buscar atendimento preventivo, homens devem redobrar a atenção em seus estilos de vida, principalmente na alimentação e nas rotinas de saúde. É fundamental o chamamento massivo dos homens com atenção especial para cuidados com sua saúde de forma geral, em relação aos cânceres, especialmente de próstata, cavidade oral e digestiva, prevenção à doenças cardiovasculares, ao uso de álcool e outras drogas, incluindo tabagismo, além da prevenção ao suicídio.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devam ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano. Ou seja, a cada hora, sete brasileiros recebem o diagnóstico da doença que ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.