Técnico do Esportivo renova contrato e segue no Campeonato Gaúcho 2020

2015-04-10_190211

Carlos Moraes, de 43 anos, conduziu a equipe durante a campanha de 2018 que levou o time à elite do futebol gaúcho

A direção do Clube Esportivo de Bento Gonçalves, anunciou nesta semana a renovação do contrato com o atual técnico da equipe, Carlos Moraes. O treinador continuará no comando do Esportivo, que está se preparando para o retorno à elite do futebol gaúcho.
Carlos Moraes comandará o alvi-azul no Campeonato Gaúcho do próximo ano, amparado pela incontestável campanha na Divisão de Acesso e pelos números que conquistou nesta temporada.
A campanha de 2019 apresenta números expressivos, foram 20 jogos disputados, sendo nove deles vitórias, seis empates e cinco derrotas. Os atletas fizeram26 gols e sofreram 20, o que significa um aproveitamento de 55%, deixando o time na segunda colocação da competição estadual.Após cinco temporadas longe da Série A, o técnico Moraes projeta: “A torcida alviazul pode esperar o meu comprometimento, assim como foi no acesso, de trabalhar dia a dia no sentido de montarmos uma equipe competitiva e que trará muito orgulho a todos”.
O treinador acredita que a manutenção e a continuidade do trabalho foram decisões acertadas, que trarão reflexos positivos para a próxima campanha: “Não vamos começar do zero: as ideias, as pessoas, as relações serão contínuas. Por isso, acredito que iniciamos em vantagem, pois o futebol atual pede isso. Todos os detalhes fazem diferença em um dos campeonatos estaduais mais difíceis do país”, considera.
Carlos Moraes demostra que o apoio da diretoria do clube pesou a favor da sua decisão em continuar dirigindo a equipe: “A grande admiração e confiança que tenho pelos membros da direção faz com que eu tenha a certeza de que o meu trabalho terá todo o respaldo e estrutura – o ambiente perfeito para qualquer profissional”.

Série A
No mês de novembro será o início da pré-temporada do Clube Esportivo, dois meses antes do começo do Gauchão, que tem previsão de estreia em janeiro.
O Campeonato terá um novo formato, a Federação Gaúcha de Futebol está com a proposta de promoção de uma fase classificatória somente para clubes do interior que não disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O objetivo desta fase será o de garantir acesso à Copa do Brasil e Série D do Brasileirão. Os melhores avançam para encarar, também, a dupla Grenal. Compõem o Campeonato Gaúcho de 2020 Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Pelotas, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, Aimoré, Ypiranga e Esportivo.
A método de Moraes avalia que nessa filosofia, as partes física, tática e técnica são integradas, simulando situações de jogo. “No que diz respeito a esquema tático, meu preferido é o 4-2-3-1, o mais utilizado hoje nos grandes times”

Sobre Moraes
Carlos Moraes, que é graduado em Educação Física pela Universidade federal do Rio Grande do Sul, coleciona passagens por clubes do Estado. Boa parte de sua experiência foi como técnico no Internacional, onde permaneceu por 12 anos nas categorias de base.
Atuou durante quatro anos na equipe profissional do Juventude, e durante o período conquistou junto da equipe o título gaúcho na categoria júnior pelo time caxiense.Moraes atuou também no Nordeste, no comando de umas das equipes de base do Sport Recife, em Pelotas em 2013, em 2014 teve destaque ao tirar o São Gabriel da ‘terceirona’ gaúcha, o que resultou em um convite para auxiliar o Glória de Vacaria, em 2015. Lá, chegou até o quadrangular final da Divisão de Acesso.
No ano seguinte, também levou o Brasil de Farroupilha para a mesma fase. Em 2017, comandou o Ypiranga, de Erechim, por quatro jogos no Gauchão e, novamente, o Brasil. Em 2018, esteve à frente do Bagé, o clube do sul do estado encerrou a competição na quinta colocação, porém com os mesmos 19 pontos do quarto colocado Lajeadense, que foi adiante na competição. E em 2019, conquistou o acesso pela primeira vez com o Esportivo.