Tacchini pode bloquear cirurgias eletivas por falta de sangue

2015-04-10_190211

Com queda expressiva nas doações, Hemocs opera com estoque abaixo de 20%

O Hospital Tacchini divulgou, nesta quarta-feira (04), que a baixa no número de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) pode interromper a realização das chamadas cirurgias eletivas na instituição. A notícia chega após 15 meses de não realização desse tipo de procedimento, provocado pela pandemia de covid-19, e que está retornando gradativamente.
De acordo com o Tacchini, os estoques no Hemocs, local que armazena as bolsas de sangue oriundas de doações e distribui para os 49 municípios da região está abaixo dos níveis considerados mínimos para seu funcionamento. Em alguns casos a situação é muito crítica, como por exemplo, o estoque de sangue O+ e A+, tipos mais utilizados na região e que estão abaixo de 20%.
Em Bento Gonçalves, a situação não é diferente, com a pandemia, a reposição diária de sangue tipo O- era de 15 bolsas. Agora, esse número não chega a três. Se a situação não apresentar melhora significativa nos próximos dias, a instituição de saúde deverá reavaliar a realização dos procedimentos eletivos.
Por não possuir um centro de doação de sangue e visando facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. Para doar, é necessário realizar agendamento junto ao Hospital Tacchini, pelo fone (54) 3455-4151, com Ana Paula.