Sucessão familiar nos negócios é tema de palestra com três especialistas

2015-04-10_190211

Dados apontam que 30% dos negócios não sobrevivem à transição para a segunda geração. E só 5% chegam à terceira geração 

 

Estima-se, conforme dados do IBGE, que 90% das empresas brasileiras tenham perfil familiar. Assim, a sucessão dos herdeiros nesses negócios é uma discussão necessária para que as empresas, além de se manterem longevas, sigam lucrativas e gerando emprego e renda. É justamente essa temática que leva ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), no dia 1º de junho, três especialistas em gestão de pessoas e recursos humanos para a palestra “Preparo e Desenvolvimento de Herdeiros de Famílias Empresárias”.

Promovido pelo Programa Próxima Geração, com apoio do CIC-BG, o encontro será protagonizado pela psicanalista e sócia da UTZ Soluções, Danielle Quintanilha Merhi, pela psicóloga e diretora da Possibilità Desenvolvimento Humano, Crismeri Delfino, e pela psicóloga e diretora da Böhme Consultoria Mônica Cristina Böhme.

Segundo Danielle, além do grande número de empresas familiares no Brasil, a discussão dessa temática é relevante para identificar as causas que dificultam os negócios de terem continuidade entre uma geração e outra. “Hoje, 30% dos negócios não sobrevivem à transição para a segunda geração. E só 5% chegam à terceira geração”, observa.

Para que esses índices sejam melhorados, é preciso trabalhar o desenvolvimento dos sucessores que futuramente estarão na liderança dos negócios. “O nível de desenvolvimento dos herdeiros é diretamente ligado ao futuro que as empresas familiares terão”, diz a psicanalista.

Mas a preparação dos jovens é um processo do qual a geração antecessora também precisa caminhar junto. Para Danielle, ela tem um papel que vai além do fortalecimento das competências dos filhos. “Ela pode identificar o quanto esses jovens devem ou não participar dos negócios familiares. E, caso não venham a ser executivos, podem ser preparados para serem acionistas, porque vão herdar o negócio e terão responsabilidade no processo decisório”, opina.

Todas as palestrantes têm grande vivência no assunto. Danielle é autora do livro “Família Empresária: vamos dialogar?” e assessora há mais de 20 anos em empresas familiares. Crismeri é professora de MBA da PUC-RS e na UOL EdTech, Unisinos e Feevale para conteúdos de liderança, competências de gestão e equipes, enquanto executa programas de trainees e planos de desenvolvimento individual e trabalha com famílias empresárias.

Serviço

O quê: palestra “Preparo e Desenvolvimento de Herdeiros de Famílias Empresárias”

Quando: dia 1º de junho, às 9h

Onde: CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho)

Quanto: gratuito, mediante confirmação de presença

Inscrições: (54) 2105.1999