Seu cachorro dorme o suficiente?

2015-04-10_190211

Você pode ser o culpado pela sua falta de sono, sabia?

Os padrões de sono dos cães variam não apenas segundo a raça, mas também o tamanho e, principalmente, os hábitos de seus donos. Se seu cachorro tem dificuldade para dormir, você pode ser o culpado.

Saiba mais a seguir.

Quanto tempo os
cachorros dormem?
A revista National Geographic define os seguintes horários de sono, dependendo da idade do cão:
Filhotes: 90% do dia, em diferentes momentos ao longo do dia.
Com 12 semanas de idade: entre 18 e 20 horas.
Adulto: 14 horas (8 a 9 durante a noite e vários cochilos ao longo do dia)
Cães idosos: 70% do dia, ou mais em caso de problemas de saúde.
Além destes parâmetros, há outros fatores que podem influenciar os padrões de sono do seu cão. Por exemplo, as raças de tamanho grande dormem mais do que as pequenas, somando até 18 horas diárias na idade adulta. Os cachorros tendem a dormir mais no inverno, e também quando estão entediados.

Problemas de sono
A dificuldade para dormir e a falta de sono podem causar problemas de comportamento nos cães. Em outras palavras, podem torná-los mais irritáveis e mais difíceis de controlar.
Ainda assim, dormir demais também não é o ideal. Por isso, se seu cão dorme mais tempo do que o mencionado e/ou não tem vontade de fazer nada durante o dia, consulte seu veterinário de confiança.

Como ajudar
O principal fator para que seu cão durma melhor é seu nível de atividade física. De acordo com o PetWave, os cachorros que não brincam e não são suficientemente estimulados dormem por mais tempo. Isso pode levar a um quadro de insônia de inatividade, especialmente nas raças de tamanho menor. Esta condição se apresenta quando o cão dorme muito durante o dia e tem muita energia acumulada à noite.
Assim, para ajudar seu fiel amigo, assegure-se de que ele faça pelo menos 30 minutos de exercício por dia. É claro que, se o cão for de uma raça grande ou muito ativa, vai precisar de mais tempo de atividade.

Dar voltas em círculos antes de deitar, se acomodar na cama ou entrar embaixo das cobertas são alguns dos hábitos mais conhecidos dos cães antes de dormir, e são completamente normais. O site PetMD explica que esta pode ser uma forma de marcar seu território, garantir que estão seguros e buscar calor e proteção.
Dormir na sua cama é um sinal de que ele o considera parte da sua manada, e pode até ajudá-lo a dormir melhor, de acordo com um estudo.
Dormir como uma ‘bolinha’ não apenas é uma forma de ajudá-los a manter a temperatura corporal quando sentem frio, mas também pode ser um comportamento de quando eram animais selvagens. Esta posição protege os órgãos internos dos predadores, e pode ser um reflexo de dormir em lugares apertados.
Se o seu cachorro dorme com a barriga para cima, este é um sinal de que se sente seguro em seu entorno e com as pessoas que o rodeiam.
Se ele dorme de barriga para baixo, mas fica esparramado no chão e com as patas abertas, este pode ser um sinal de que está com calor e está tentando se refrescar.
Não se sabe ao certo se os cães sonham, mas acredita-se que sim, já que durante a fase de sono REM, assim como ocorre com os seres humanos, eles tendem a mover as patas, grunhir, guinchar e até latir.