Polícia Federal poderá investigar postos por não diminuir preço de combustível

50421555-bc5b-4855-9531-bcd3d0f69dc6

Suspeita é de cartel e que descontos de refinarias não chegam ao consumidor final, impactando o custo de vida em todo o país.

 O Governo Federal deu início a uma ampla investigação para apurar por que as reduções no preço da gasolina, anunciadas pela Petrobras, não estão sendo repassadas integralmente ao consumidor final nos postos de combustível. A apuração será conduzida pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o CADE, órgão de defesa da concorrência.

A principal suspeita que motiva a ação é a possível formação de cartel, um acordo ilegal entre distribuidoras e postos para manter os preços artificialmente altos, eliminando a competição e prejudicando diretamente o cidadão.

O impacto dessa prática é sentido em todo o Brasil e na Serra Gaúcha a realidade não é diferente. O preço elevado nos postos afeta diretamente o custo do transporte de cargas, encarecendo os insumos para as indústrias e vinícolas da região, além dos produtos básicos que chegam às prateleiras dos supermercados locais.

Na prática, quando o desconto não chega à bomba, o custo de vida sobe para todos. A investigação busca trazer mais transparência e garantir que a economia gerada nas refinarias chegue efetivamente ao bolso do consumidor.

O CADE e a Polícia Federal agora aprofundam a apuração, e a expectativa é que as conclusões possam levar a um cenário de preços mais justos para os combustíveis no país.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin