Pão e café ficam cada vez mais caros em 2025 , analisa especialista  

1_Z2t8Ogdmdc-Xn65jxiSJGg

Os preços foram impactados pelas condições climáticas, demanda aquecida tanto no Brasil como no exterior e até o dólar

O tradicional pão francês, item quase que obrigatório nas mesas pela manhã dos brasileiros está cada dia mais caro. Em um ano o preço do pãozinho aumentou em 16 capitas do Brasil.

A dupla famosa das manhãs dos brasileiros começou mais cara em 2025. O quilo do pão francês aumentou em 14 capitais pesquisadas pelo Dieese. A maior alta foi em João Pessoa, com mais de 2%. Já o café ficou mais caro em todas as cidades analisadas. O maior aumento foi em Goiânia, com 23%.

“No caso do café, ele vem aumentando desde 2020. Talvez não seja uma questão pontual e sim estrutural. Está chovendo menos no Brasil e está afetando a produção”, disse o economista Renan Pieri.

Os dois itens estiveram entre as principais altas, mas não foram as únicas. O preço da cesta básica aumentou em 13 capitais no mês de janeiro, e acende o sinal de alerta para um grupo que puxou a inflação em 2024: os alimentos.

O economista explicou que os preços foram impactados pelas condições climáticas, demanda aquecida tanto no Brasil como no exterior e até o dólar. Para 2025, a expectativa é que os preços ainda subam, mas em um ritmo menor.

“Em geral, a gente espera que eles passem a aumentar menos”, completou.

Tudo isso pesa mais no orçamento das famílias mais pobres, que comprometem a maior parte da renda com alimentação. Uma padaria, na zona sul de São Paulo, sabe disso e faz de tudo para não repassar os preços aos clientes.

“A gente tem que dar um jeito de conseguir comprar mais barato para vender mais barato também. Se não, a gente não consegue porque fica realmente pesado para as pessoas”, disse o Acácio Mendonça, gerente do estabelecimento.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin