Semana de contrastes climáticos, com extremos de frio e calor

2015-04-10_190211

Ciclone extratropical derruba as temperaturas, mas calor retorna antes do fim de semana, podendo chegar a 30ºC no domingo

Contrastes climáticos no Sul

A semana apresentará variações extremas de temperatura no Sul do Brasil. Na segunda-feira (17), o Rio Grande do Sul registrou temperaturas máximas próximas dos 10°C, enquanto na Serra de Santa Catarina, os termômetros chegaram a marcar abaixo de 0°C. E nesta terça (18), as temperaturas devem cair ainda mais.

Contudo, até o final da semana, os termômetros na região devem atingir novamente a casa dos 30°C ou até superá-la. Essa mudança brusca, conhecida como “choque térmico”, é ocasionada por um ciclone extratropical distante da costa brasileira, que levou ar polar sobre o continente, influenciando fortemente as temperaturas mínimas na Argentina, que chegaram a -22,5°C.

Bloqueio atmosférico

A partir da quarta-feira (19), o ar gelado se deslocará em direção ao oceano, sendo substituído por um bloqueio atmosférico que impedirá a chegada de frentes frias ou ciclones na região.

“O bloqueio atmosférico resultará em vários dias de tempo seco, com ventos transportando ar tropical quente do centro do país para o Rio Grande do Sul, elevando as temperaturas”, explica ao g1 Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Sias acrescenta que as temperaturas estarão “10, talvez 12, 14 graus acima da média entre domingo (23), segunda e terça-feira da próxima semana”.

Efeitos em outras regiões

No Sudeste, a frente fria deverá deixar o tempo mais instável no litoral de São Paulo, no Vale do Ribeira e no Vale da Paraíba nesta semana, embora quedas acentuadas de temperatura não sejam esperadas.

Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o ciclone não influenciará o tempo. Confira abaixo os destaques de cada região.

Previsões por região

Na região Sul, até a próxima segunda-feira (24), a previsão é de chuva em áreas de Santa Catarina e do Paraná, segundo o Inmet, com acumulados menores que 40 mm. Já no Rio Grande do Sul e em áreas do norte do Paraná, o tempo deverá permanecer seco e sem chuva.

“A gente tem indicativos de temperaturas (mínimas) em torno de 1 até 3 graus Celsius em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul nesta terça, pode ficar abaixo de zero nas regiões de serra. Isso é uma condição favorável à geada ampla e generalizada”, explica o meteorologista Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp.