Golpistas criam links falsos do Desenrola  Brasil para roubar dados e dinheiro

2015-04-10_190211

“30 MILHÕES de brasileiros com DÍVIDAS recebem GRANDE NOTÍCIA. Agora é Oficial, liberamos os descontos de forma on-line. Se você tem aquela pendência que tira o seu sono na hora de dormir, saiba que agora você pode realizar o acordo de todas elas com 99% de desconto!”, diz o anúncio, que reproduz a imagem do presidente Lula, do SPC Brasil e da Serasa.

Ao clicar no anúncio, o internauta é direcionado para o site “desenrola-brasil.com”, cujo certificado digital foi emitido em 13 de julho. No site, o usuário é instalado a fornecer o nome completo e o CPF antes de clicar na opção “buscar acordo”.

“REGULARIZE HOJE E SEU NOME ESTARÁ LIMPO E O SCORE ALTO EM MENOS DE 24 HORAS!”, afirma o site, que reproduz imagens de um selo de “site seguro” do Google e o logotipo da Norton Security Ultra, especializado no combate a vírus, malware e outras ameaças on-line.

O mesmo texto do anúncio é reproduzido em uma leva de 108 posts patrocinados de uma página semelhante, nomeada “Desenrola Brasil”. Neste caso, o Facebook diz ter recebido entre R$ 10 mil a R$ 15 mil para promover as postagens, já vistas mais de 500 mil vezes na plataforma.

Também há um link falso patrocinado no Facebook que direciona o internauta para um chatbot de autoatendimento que faz perguntas e responde com promessas enganosas sobre o programa, como descontos de até 99% (o máximo anunciado até aqui é de 96%; detalhes abaixo ). Já a Agência Lupa, por sua vez, alertou para a circulação de um link pelo WhatsApp que leva os usuários para um site falso, como se fosse da Serasa.