Sem vazamento de dados, sites do governo do RS voltam ao ar após ataque hacker

2015-04-10_190211

Invasão afetou serviços online desde a madrugada de terça-feira

Depois de um ataque hacker durante a madrugada da última terça-feira, 8, os sites do governo do Rio Grande do Sul voltaram a funcionar.

A Secretaria de Planejamento e Gestão informou que a invasão não possibilitou em furto ou em vazamento de dados.

“Com isso, os horários agendados pela população em serviços vinculados ao governo estadual foram cumpridos ao longo do dia, com restrição apenas à realização de novos agendamentos, funcionalidade agora novamente disponível”, informou o governo.

— O sistema não caiu. Houve uma pichação, sem maiores problemas. Entraram nos sites e deixaram lá uma mensagem. Não teve nenhum acesso a sistemas que detêm alguma base de dados. Tão logo foi identificado, começamos a atuar e, por prevenção, tiramos os portais do ar — afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Claudio Gastal.

Com os sites fora do ar, ficou impossibilitada a confecção de carteiras de identidade no Instituto-Geral de Perícias (IGP), assim como o acesso a consultas públicas no site do Detran e serviços nas secretarias da Fazenda, da Saúde e da Segurança Pública.

Segundo o secretário, o governo recebe até 10 mil ataques cibernéticos por dia. Para aumentar a proteção dos sistemas do estado, a pasta investirá R$87,9 milhões, sendo cerca de R$30 milhões ainda em 2022, para reforçar a segurança e a capacidade dos sistemas.