Riscos de inundações e enxurradas suspendem aulas na rede estadual em todo RS

2015-04-10_190211

Decisão de suspender aulas nesta quinta-feira se deve aos alertas da Defesa Civil de

As condições nas próximas horas serão muito propícias a tempo severo extremamente localizado – que é impossível prever onde ocorrerá exatamente com antecedência, nesta área entre os três países. O risco principal é de vendavais e fenômenos isolados severos como tornados ou correntes de vento descendentes violentas (micro-explosões).

O cenário, embora menos grave que há três anos, guarda semelhança com o do ciclone bomba de 30 de junho de 2020, quando uma linha de instabilidade associada ao ciclone avançou pela mesma região. Felizmente, desta vez, o risco parece menor que em 2020 de vendavais intensos em tantos lugares. Três anos atrás, a linha de instabilidade causou danos em Santa Catarina de Oeste a Leste assim como no Paraná. As condições atmosféricas são propícias para a ocorrência de fenômenos severos de vento na passagem desta linha de instabilidade nas próximas horas.

Observe abaixo o mapa de vento no nível de 850 hPa, que corresponde a 1.500 metros de altitude. Veja como há um corredor de vento muito intenso de Norte com ar quente sobre o Paraguai, o Noroeste gaúcho, o Oeste catarinense e o Oeste do Paraná.

É o que em meteorologia se chama de corrente de jato de baixos níveis (JBN). Este fenômeno gera maior divergência de vento na atmosfera (cisalhamento) e agrava tremendamente o risco de episódios severos isolados de vento como tornados ou microexplosões.