Recuperação capilar com ozonioterapia Ozonioterapia contra queda de cabelo e calvície

2015-04-10_190211

Nelise Martinelli

Esteticista e especialista em ozonioterapia

Hoje trouxe o assunto da queda de cabelo e calvície, pra você entender o que pode causar e como tratar. Embora seja mais comum entre o sexo masculino também pode afetar as mulheres.
É desencadeada por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal. A alopecia androgenética também está associada ao excesso de hormônios andrógenos (masculinos), e por isso pode ser um problema para as mulheres, que sofrem diversas alterações hormonais ao longo da vida.

Causas
Pode ser causada por infecções provocadas por fungos ou bactérias; traumas na região capilar; excesso de oleosidade que provoca a dermatite seborreica; aplicação exagerada de produtos químicos; distúrbios da tireoide; má alimentação; carência de vitaminas; uso de alguns medicamentos como os antidepressivos; excesso estresse; anemia, que faz os fios tornarem-se mais quebradiços e fracos por receberem menos sangue, oxigênio e nutrientes.
Após cirurgias e partos e durante o tratamento de quimioterapia, a perda de cabelo pode ser mais intensa, porém, passageira.

Pós covid-19
Dados mostram que, de cada 4 acometidos pelo novo corona vírus, 1 apresenta queda de cabelo excessiva, provocado por fatores como: intenso processo inflamatório provocado pelo vírus; a acentuação de doenças autoimunes; a maior tendência a processos infeccioso; estresse emocional pelo qual os pacientes passam.

Tratamentos estéticos
que funcionam
É muito importante um tratamento multidisciplinar, realizar uma boa avaliação, fazer exames de laboratório para descobrir a causa e assim indicar o melhor tratamento estético.
O tratamento capilar utilizando o gás ozônio é uma técnica que vem se solidificando, com visíveis benefícios para a saúde dos fios e do couro cabeludo. Ainda gosto de fazer a associação com a técnica de microagulhamento, a seguir falo mais sobre esses dois tratamentos

Ozonioterapia
Ozonioterapia é uma mistura do gás oxigênio medicinal e ozônio, que possui várias ações na queda capilar. O método é indicado para todos os tipos de cabelo e praticamente não possui contraindicações.
Na forma de aplicação local do gás por meio de injeções (subcutânea e/ou dérmica), ocorre a oxigenação do folículo, a desobstrução do pelo por processos inflamatórios e destrói qualquer foco de infecção bacteriana, fúngica e viral que impeça o crescimento.
Na aplicação tópica (lavagem com água ozonizada e uso de óleo ozonizado ao longo do fio) o foco é a limpeza do couro cabeludo e a eliminação das toxinas e impurezas presas no fio, aumentando a absorção dos nutrientes, restaurando, deixando sedoso e com volume e densidade.
Na aplicação sistêmica, o ozônio reduz o estresse oxidativo estimulando enzimas antioxidantes e aumentando a liberação de óxido nítrico, fazendo com que haja um controle dos hormônios, que são motivos graves que podem afetar esses pacientes.
É indicado fazer de 10 a 20 sessões, uma vez por semana, o tempo para realizar o procedimento é em torno de 30 minutos. Pode ser associado com outras técnicas como com o microagulhamento para resultados ainda melhores e mais rápidos.

Microagulhamento
Esse procedimento causa microperfurações na pele do couro cabeludo com objetivo de permitir a entrada de ativos (medicamentos) aplicados durante a sessão, e de produzir fatores de crescimento. Esses mecanismos estimulam a vascularização local dos folículos.
Alguns casos veem resposta após a segunda sessão, sendo feito de seis a dez sessões com 28 dias de intervalo entre elas.
O procedimento pode levar em volta de 1h e 30min para ser feito, e deve ter alguns cuidados após, dentro das 24 horas seguintes não se utiliza produtos, devendo esperar esse período para lavar os cabelos, evitar exposição ao sol.
Agora você já sabe que é possível recuperar uma aparência bonita e saudável dos cabelos, de maneira natural com ozonioterapia.