Quanto exercício você deve fazer para queimar um ovo de Páscoa?

2015-04-10_190211

Estudo feito no Reino Unido calculou quanto uma pessoa de peso médio precisa se exercitar para queimar as calorias adquiridas na Páscoa

 

Para muitas famílias ao redor do mundo, o fim de semana de Páscoa é marcado pela fartura de ovos de chocolate, em diferentes tamanhos e formatos. Embora seja satisfatório no primeiro momento, o consumo exagerado do doce pode levar ao ganho de peso e aumento do risco de doenças associadas à obesidade.

Pensando nisso, a professora de medicina comportamental Amanda Daley, da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, calculou quanto uma pessoa média – de aproximadamente 75 quilos – deveria praticar de atividade física para queimar todo o chocolate consumido na Páscoa. Os resultados são impressionantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de aproximadamente 2,5 mil kcal em uma dieta balanceada, com diversidade de alimentos. O valor pode variar de acordo com as particularidade de cada organismo, como sexo e taxa metabólica basal.

Um ovo de Páscoa grande contém aproximadamente 1,8 mil calorias. Ou seja, depois de comer a sobremesa, a pessoa deveria consumir apenas mais 700 calorias para chegar ao limite diário estabelecido pela OMS, sem se esquecer que quase toda a necessidade diária foi ingerida em açúcar.

O estudo feito pela professora de medicina comportamental mostra que uma pessoa teria que correr três horas ou caminhar 24 quilômetros por aproximadamente seis horas para queimar esse ovo de chocolate.

Para gastar um coelho grande de chocolate, contendo cerca de 1.080 calorias, os consumidores devem caminhar três horas e 40 minutos. Um saquinho com mini ovos exige uma caminhada de 1 hora e 20 minutos.