Qualifica Bento forma turma de 14 alunos em Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional

2015-04-10_190211

O projeto  é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves  para capacitar mão de obra para a indústria local

 

O projeto capitaneado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para capacitar mão de obra e, assim, sanar gargalos dos setores produtivos locais celebrou mais um importante feito: a formatura de mais 14 alunos, concluintes do curso de ‘Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional’ na noite de quinta-feira (10).

Em parceria com o Instituto SENAI e apoio do empresariado local, o projeto visa a capacitar jovens em busca do primeiro emprego ou aprimorar equipes que já atuam nas empresas de Bento Gonçalves. “Percebemos o quão importante o Qualifica Bento tem sido para as indústrias locais e, ainda mais, para os alunos que recebem essa excelente oportunidade de qualificação. É uma contribuição social única que o CIC-BG promove, ao lado de seus parceiros, formando profissionais que atendam às demandas do mercado de trabalho”, destaca a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Após as 120h de aulas práticas e teóricas, o sentimento é de dever cumprido. “Tivemos nessa turma alunos que já possuíam anos de experiência no chão de fábrica e outros que eram iniciantes. Percebemos uma melhora significativa deles, enquanto profissionais, ao longo do processo. Posso atestar que saem do curso com bagagem suficiente para colocar em prática no dia a dia da empresa”, ressaltou o instrutor da capacitação, Rudimar Trojahn de Lara.

O destaque da turma foi o profissional Adriano Márcio de Lucca. Ele recebeu uma menção honrosa pelo comprometimento durante o curso. “Foi uma experiência nova, pois não tinha conhecimento nessa área. Não tenho palavras para descrever essa oportunidade, pois comecei do zero e aprendi muita coisa. Mesmo estando há 14 anos na empresa (Soprano), me interessei pelo curso em uma área diferente da que atuo e aproveitei ao máximo”, celebrou. Já Dilceu Cimi Choquetta, que atua há mais de 11 anos na empresa Zegla, considerou a qualificação uma experiência ímpar em sua trajetória profissional. “Eu tinha conhecimento de fresa, mas consegui aprender mais sobre os processos de usinagem, que é algo que eu buscava conhecer. Percebo que há muitas posições que não tem pessoas capacitadas para atuar nessa área”, reforçou.

Oportunidades seguem dentro do projeto

O Qualifica Bento segue sua agenda de capacitações com a oferta dos cursos de Dicção e Oratória (25 vagas); Projetista Industrial, em parceria com a UCS (18 vagas); Gestão de Operações e Negócios, em parceira com a UCS (20 vagas); Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC (15 vagas); e Preparação e Operação de Torno CNC e Centro de Usinagem (15 vagas). Além disso, a parceria com o SENAI tem previstos seis cursos gratuitos: Confeccionador de móveis por processos convencionais; Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de máquinas e equipamentos; Fresador CNC; Pintor de obras imobiliárias; Montador mecânico de máquinas industriais; e Operador de processos logísticos industriais. Além disso, o CIC-BG sorteou inscrições de cursos para empresas que participam do Qualifica Bento – nas qualificações de ‘Imersão Empreenda-se’ e ‘Qualificação em Vendas’.

Os interessados devem preencher o formulário do Qualifica Bento, distribuído em empresas e entidades, escolher o curso de sua preferência e entregar no Senai. Para saber mais, entre em contato com o CIC-BG pelo fone (54) 2105.1999; e-mail qualificabento@cicbg.com.br ou WhatsApp: (54) 9 9118.9499; ou com o Senai, pelo telefone e WhatsApp (54) 3449.7500.